CLIENTE: CAFÉ DO CENTRO
EMBALAGEM
Desafio:
No mercado há mais de 100 anos, a Café do Centro nos procurou com o desafio de redesenhar a sua marca icônica e renovar toda a linha de embalagem de café das regiões brasileiras, utilizada há mais de cinco anos.
A comunicação das embalagens de café da marca era idêntica para todas as regiões que cada uma pretendia representar e, por isso, o consumidor se confundia na hora da compra e de visualizá-las nos pontos de venda.
Analisando todas as necessidades da empresa, os nossos desafios eram: desenvolver o redesenho da marca, modernizando-a, mas ao mesmo tempo mantendo suas características e essência; criar embalagens que se destacam na gôndola e que se diferenciam entre si de acordo com cada região.
Estratégia & Criação:
A tipografia foi redesenhada, alterando a dinâmica dos pesos nas letras, detalhe marcante em sua forma. Para melhorar a leitura e modernizar o logo, ele foi tirado da moldura, soltando o lettering.
Para as embalagens, o ponto de partida foi trazer a história através do seu visual, pois o café representa a história do Brasil. Acreditamos que a embalagem não deve somente carregar o produto, ela também precisa ser um meio de divulgar a cultura. Durante muitos anos, as grandes fazendas produtoras sustentaram a economia do País, por isso revivemos as texturas encontradas nas fazendas de café do interior do Brasil. Dessa forma, as embalagens possuem estampas específicas de cada uma das seis regiões produtoras: Espírito Santo, Bahia, Paraná, Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Mogiana.
Resultado:
As novas embalagens de Café do Centro resultaram na valorização do produto. Como consequência do trabalho de redesign, o produto e a marca tiveram grande reconhecimento por parte dos consumidores e o crescimento da procura por supermercados, o que possibilitou o aumento de vendas e também da exportação.
Além disso, a linha de embalagens conquistou os prêmios IDEA Brasil e o Prêmio ABRE de Embalagem Brasileira na categoria "Competitividade Internacional".