Visual Merchandising: Entenda de uma vez por todas o que é e quais as suas vantagens

Visual Merchandising: Entenda de uma vez por todas o que é e quais as suas vantagens

Com o amadurecimento do e-commerce, o varejo físico disputa cada vez mais a preferência do consumidor. Por conta disso, estratégias para engajar e atrair consumidores são levadas em consideração. O visual merchandising é uma delas, ferramenta tradicional e que tende a oferecer resultados satisfatórios às lojas que a utilizam.

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? É por isso que muitas marcas fazem o uso deste conceito para causar uma impressão marcante quando o cliente entra na loja.

Neste post você vai entender o que é o visual merchandising – ou “VM” – e quais as vantagens de aplicá-lo no seu ponto de venda.

 O que é o Visual Merchandising?

O Visual Merchandising é uma ferramenta do marketing que consiste em chamar a atenção do consumidor por meio do apelo visual, criando uma identidade própria da loja ou ponto de venda, influenciando, assim a maneira que ela é percebida.

A ferramenta não se resume somente à composição da vitrine de uma loja: toda a estrutura é analisada e planejada com o fim de tornar um ambiente agradável e propício para a compra.

Relacionado: Você sabe o que é vitrinismo?

A ideia é fazer com que ao entrar na loja, o cliente rapidamente perceba, mesmo indiretamente, que aquele ponto de venda segue um conceito bem definido de estética, proporcionando uma experiência diferente de qualquer outro estabelecimento.

O ambiente precisa ter um tom de acolhimento, fazendo com que o cliente sinta que faz parte daquele local. Isso tem um grande impacto na decisão da compra.

Quais são as vantagens do Visual Merchandising?

Saiba quais são os principais benefícios de colocar o visual merchandising em prática no seu negócio.

Visibilidade e reconhecimento da marca

O Visual Merchandising tem um grande poder de fortalecer a imagem da sua empresa no imaginário do seu público.

Quando é sabido que na sua loja o cliente encontrará um ambiente único e acolhedor, isso significa que a sua marca já está em um patamar diferenciado.

Se isso for aproveitado e mantido, o visual merchandising se torna parte essencial para fortalecer a identidade da empresa.

Relacionado: Identidade visual: Entenda o que é e qual a importância dela para seu negócio

Satisfação do cliente

É bem desconfortável quando você não encontra um produto que deseja ou não consegue saber o preço de alguma coisa em um ponto de venda, não é mesmo?

Por isso que frequentar um local onde está tudo bem planejado visualmente para satisfazer o cliente é uma ótima experiência.

Uma loja que trabalha bem a exposição dos produtos e seus respectivos preços e ofertas, por exemplo, chama mais a atenção e ajuda o cliente a encontrar o que ele procura.

Além disso, o visual merchandising também acontece muitas vezes em espaços específicos de um supermercado. Você já experimentou aqueles alimentos de uma área de degustação no supermercado? Essas ações são muito interessantes e fazem parte do visual merchandising.

Estímulo dos sentidos

Ao criar um ambiente confortável, é preciso pensar em como fazer com que os clientes permaneçam nas lojas por mais tempo.

17% da atenção do cliente fica dividida entre visual, tato, olfato, paladar e audição. Sendo assim esses sentidos podem ser estimulados com o uso do VM.

Ambiente climatizado, odores agradáveis, som ambiente e a loja limpa: Esses detalhes tendem a fazer o público querer ficar mais tempo no seu ponto de venda, aumentando ainda mais a chance de compra, além do ticket médio, ou seja, o cliente pode comprar mais do que o planejado.

O uso do Visual Merchandising é imprescindível para quem quer aumentar suas vendas no seu ponto de vendas e ter a identidade da sua marca bem definida.

Curtiu o conteúdo? Deixe pra gente nos comentários!

Para estudar mais sobre o assunto, recomendamos que você leia também este artigo: 5 tipos de merchandising no ponto de venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *