O Design Thinking é uma metodologia usada para a solução de problemas complexos em busca de inovação.
Ele parte do entendimento profundo das necessidades e dores do cliente, colocando-o no centro de todo o processo.
Envolve colaboradores de diversos setores da empresa e isso gera insights poderosos para entender de forma simples e criativa qual é a melhor solução para aquele problema.
Temos um post mais detalhado falando especificamente sobre o que é design thinking e como usar.
A grande verdade é que muitas empresas estão utilizando o design thinking por ser uma metodologia simples, ágil e de alto impacto.
Pensando nisso, resolvemos escrever este post com 5 benefícios do design thinking para o seu negócio.
Acompanhe!
1 – Faz com que você se aproxime e entenda ainda mais o seu cliente
No início do processo de design thinking, são realizadas entrevistas presenciais para que haja mais aproximação e um maior entendimento da necessidade do cliente.
Também será possível fazer formulários e pesquisas de satisfação, mas nada comparado aos insights que você pode ter conversando cara a cara com o seu cliente.
2 – Envolve a participação da equipe
Para que a metodologia do design thinking funcione de maneira efetiva, é preciso que colaboradores de diversos setores da empresa participem.
Neste caso, o clima da empresa fica mais agradável, uma vez que os colaboradores têm a sensação de pertencimento, auxiliando a encontrar soluções criativas para os problemas.
Sem contar que durante o processo é proibido julgamentos e todas as contribuições devem ser consideradas, independentemente de onde venham.
3 – Diminui os ruídos de comunicação
Um dos grandes problemas enfrentados pela empresa é a comunicação interna.
A boa notícia é que com a implementação do design thinking, que conta com a participação de colaboradores de diversos setores, a comunicação passa a fluir de maneira eficiente.
Isso porque para que o design thinking gere resultados satisfatórios, é preciso que a empresa disponha de uma comunicação clara a respeito dos desafios enfrentados e como encontrar uma solução.
4 – Tem um bom custo-benefício
Como o design thinking é simples de ser implementado, ele custa muito pouco!
Por isso ele é interessante para todo tipo de empresa, mas em especial para as pequenas que, muitas vezes, têm pouco capital para investir.
Entretanto, o grande desafio é convencer os profissionais da sua empresa a mudarem sua rotina de trabalho com a implementação do design thinking, pois ele transforma completamente o modo que as pessoas estão acostumadas a trabalhar.
Neste caso, algumas pessoas levam um tempo até se adaptarem.
Mas, em contrapartida, é possível ver bons resultados dessa mudança em pouco tempo.
5 – O design thinking permite que você corra menos riscos
Muitas vezes achamos que temos a ideia genial, mas, quando colocada em prática, não traz o resultado esperado.
Entretanto, no design thinking, as ideias só são implementadas após serem testadas.
Após a seleção das alternativas que geram valor ao cliente, é desenvolvido um protótipo que torna as ideias tangíveis, reduzindo riscos de investimentos errados e evitando retrabalhos.
Percebe como o design thinking pode ser útil na sua empresa?
Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco. Vamos bater um papo sem compromisso.
Ah! E você sabia que também é possível usar o design thinking nas embalagens?
Veja mais sobre esse assunto neste post que separamos para você.
Um forte abraço e até o próximo!