Plano de comunicação integrada: por onde começar?

Plano de comunicação integrada: por onde começar?

Comunicação integrada é uma necessidade para todo tipo de empresa. Afinal, todos modelos de negócio podem se beneficiar muito da integração entre setores e do correto alinhamento do que será comunicado aos públicos externos, sendo mídia, concorrência ou consumidores. Para alinhar todos os pontos e se organizar para trabalhar de forma efetiva, é essencial elaborar o plano de comunicação integrada.

Fazer esse planejamento pela primeira vez pode ser até assustador, mas garantimos que com bastante pesquisa e atenção, esse é um trabalho simples e muito compensador. Neste artigo, trazemos algumas dicas sobre como começar um plano de comunicação integrada. Confira a seguir e comece a se organizar:

Público-alvo

Com certeza, pesquisar e definir o público-alvo da empresa é o passo mais importante. É necessário conhecer bem quem são os públicos de relacionamento da marca, sejam eles internos (funcionários, investidores) ou externos (clientes, imprensa, concorrência). A comunicação integrada caminha sempre para a mesma mensagem, de forma que não é possível anunciar uma coisa aos clientes, por exemplo, e por trás dos panos organizar outra coisa com o público interno.

Liste os públicos-alvo da empresa como o primeiro passo do planejamento. A partir dessa informação, passe para as próximas definições e ações.

Objetivos e metas

Em seguida, é essencial definir quais são os objetivos da comunicação. Pode ser definido um objetivo geral, alinhado também ao objetivo da empresa (crescer, vender mais, fidelizar clientes), e então as metas que correspondem às etapas de trabalho (em grupo ou individuais) durante o processo.

Os objetivos da comunicação integrada podem ser voltados para o público interno ao focar em engajamento, motivação dos funcionários, apresentação de políticas, fortalecimento da marca e afins. Para o público externo, podem ser as ações promocionais, o trabalho de branding, a educação do mercado, lançamentos de produtos, etc.

Canais

O plano de comunicação integrada também deve listar quais serão os canais utilizados para, efetivamente, se comunicar dentro e fora da empresa. Isso é importante como parte dos gastos do orçamento, no caso de mídias pagas e trabalhos de endomarketing, entre outros, e também para a definição de estratégias e ações que serão realizadas.

Equipe

O planejamento também já deve listar e distribuir responsabilidades entre a equipe e setores envolvidos na comunicação. Lembre que o conceito de comunicação integrada é justamente de que essa iniciativa parta de todos os setores internos e assim sigam circulando dentro da empresa. A comunicação deve ser horizontal, uma via de mão dupla. Mesmo que exista um setor específico de comunicação, todos devem ser envolvidos de alguma forma.

Estratégias e ações

O plano de comunicação, então, deve se estender por um tempo predeterminado e, dentro dos meses e datas selecionados, executar as ações de comunicação que, neste caso, devem ser estratégicas, focadas no público desejado, com métricas e objetivos claros. O planejamento deve apontar todas – ou pelo menos sugerir uma parte inicial – as ações de comunicação que serão realizadas.

Agora que você sabe como realizar um plano de comunicação integrada, pode estar se perguntando onde conseguir ajuda profissional nesse objetivo. Saiba como encontrar, avaliar e contratar uma agência de comunicação.

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