O que são embalagens sustentáveis?

O que são embalagens sustentáveis?

Cada vez mais preocupado com a origem e procedência dos produtos, o consumidor tem dado preferência a sustentabilidade na sua decisão de compra.

Tanto a qualidade do produto, os materiais de fabricação, quanto as formas de reuso e impactos do descarte de embalagens são características cada vez mais em foco na hora de levar um produto para casa.

Embalagens sustentáveis representam uma das soluções viáveis para redução do impacto ambiental, refletindo o posicionamento e agregando valor às marcas.

O que são embalagens sustentáveis?

Embalagens são essenciais para o transporte, proteção, preservação, segurança, consumo de produtos e reconhecimento da marca pelo público. Como alternativa aos materiais com maior tempo de degradação, principalmente o plástico, a embalagem sustentável pode ser fabricada com materiais biodegradáveis (orgânicos) ou recicláveis e está relacionada ao ciclo de vida no ambiente.

O principal impacto no ambiente está relacionado ao descarte final após o consumo: estima-se que cerca de 80% são colocadas no lixo. Pensando nesse ciclo, temos como alternativa os materiais recicláveis, fabricadas com materiais que podem ser reutilizados e se tornar embalagens recicladas.

O alumínio e o vidro são exemplos de materiais para embalagens que podem ser reciclados muitas vezes. Entretanto, a logística e os custos dificultam esse processo. Opções como o plástico PLA e Polietileno Verde (Plástico Verde) surgiram para reduzir os impactos.

Existem, ainda, os materiais orgânicos como a fibra de coco, fécula de mandioca, bagaço de cana de açúcar, papel semente, por exemplo, capazes de cumprir todos os requisitos necessários da embalagem e serem facilmente absorvidos pelo meio ambiente.

Porque investir?

Ao lançar um novo produto ou reformular uma marca, a inovação deve caminhar lado a lado com a identidade da empresa. A preocupação global quanto a sustentabilidade e a responsabilidade das ações de cada indivíduo, tem modificado os hábitos de consumo.

Aliada à consciência ambiental, as embalagens sustentáveis podem criar uma nova experiência do consumidor com a marca, independente do nicho de mercado ou tipo de produto.

Trata-se de um posicionamento importante para marcas que desejam engajar a valorização da atitude eco friendly ou amigável ao meio ambiente. O retorno sobre o investimento é palpável à medida que os próprios consumidores reconhecem o posicionamento e responsabilidade da marca.

Não faltam soluções inovadoras para embalagens sustentáveis para alimentos que utilizam materiais biodegradáveis e sustentáveis, além da possibilidade de reuso e aproveitamento para outros fins.

Quais são os principais tipos?

Na hora de decidir entre qual tipo de material utilizar ou o formato ideal para fabricar embalagens sustentáveis, vale a pena investir em algumas opções disponíveis no mercado. Algumas delas são:

• Utilitárias – são todas as embalagens que podem ser reaproveitadas para outros fins, sejam eles decorativos, utensílios domésticos ou transporte de outros produtos.
• Biodegradáveis – fabricadas a partir de materiais de fácil decomposição na natureza como fibras orgânicas.
• Recicláveis – bem conhecidas do consumidor, o material de fabricação permite a reutilização no processo de reciclagem, dando origem a uma nova embalagem.

Outro ponto importante quando o assunto é embalagens para alimentos é a proteção das condições de higiene dos produtos. Saiba como garantir a segurança alimentar através das embalagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *