Manual de marca: O que é e qual a importância dele para seu negócio

Manual de marca: O que é e qual a importância dele para seu negócio

O manual de marca é um documento imprescindível e que deve ser seguido de forma rigorosa por qualquer profissional que tiver contato com a identidade visual de uma marca.

Uma identidade visual padronizada, que se adapte em diferentes formatos e que tenha sua aplicação respeitada em diferentes layouts é essencial para que uma marca seja reconhecida e sustentada por bastante tempo.

Um manual de marca contém vários elementos que precisam ser aplicados de forma padronizada quando uma publicidade está sendo veiculada com a imagem da empresa, tanto online quanto offline.

Elementos como tipografia, cores, tamanhos, logotipo e muitos outros detalhes irão definir se a aplicação está sendo feita de maneira correta.

Para que você entenda a real importância de um manual de marca, escrevemos este post explicando o que é e porque ele é tão importante.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é o Manual de marca?

O manual de marca é um guia que reúne todas as recomendações, especificações e normas técnicas a respeito do uso dos elementos visuais da empresa. Ele orienta o uso tanto para campanhas de marketing quanto ao branding.

Normalmente este documento é desenvolvido pelo profissional ou agência que ficou responsável por criar a identidade visual da empresa. Isso porque após a criação do logotipo e outros elementos relacionados à marca, é de vital importância que seja especificado formatos, tamanhos, cores, fontes, restrições.

Estas informações irão auxiliar na preservação das propriedades visuais da marca, gerando reconhecimento para a ela.

O que está incluso em um manual de marca?

Vale ressaltar que não existe uma regra geral do que precisa estar incluso em um manual de marca. Cada empresa cria o seu de acordo com suas especificações e exigências.

Entretanto, existem algumas informações que sempre estão presentes na maioria dos materiais. São elas:

  • Variações do logotipo     
  • Paleta de cores
  • Regras de posicionamento e comunicação
  • Elementos gráficos          
  • Missão, visão e valores da empresa
  • Descrições da marca
  • Restrições gerais

Com estas informações, qualquer profissional conseguirá utilizar os elementos visuais da empresa, mantendo e preservando o padrão atual.

Por que o manual de marca é importante para seu negócio?

Caso você faça uma campanha de marketing, o manual de marca precisa estar presente desde o brainstorming até a execução.

Separamos 05 motivos para você não esquecer do Manual de Marca na hora de executar uma campanha de marketing:

#01 – Respeitar a identidade visual da marca

Tudo o que foi proposto na identidade visual da marca precisa estar padronizado e ser respeitado. Não seguir esta padronização pode prejudicar o posicionamento da marca no mercado.

O público costuma reconhecer a marca por meio dos elementos visuais presentes nos meios de comunicação e nas embalagens. Sem um padrão visual, fica difícil se acostumar com as imagens.

#02 – Manter a padronização mesmo em campanhas pontuais

Existem campanhas de marketing que necessitam de diferentes abordagens, como é o caso do dia da Páscoa ou Dia dos Namorados. Embora existam as sazonalidades, é fundamental que a identidade visual se mantenha padronizada para que o público entenda que aquela campanha em questão é da sua empresa.

Afinal de contas, as campanhas mudam, mas a sua marca não.

#03 – Assegurar que você continue conversando com sua persona

Assim como em qualquer estratégia de marketing, a persona da sua marca foi levada em consideração durante a  criação da identidade visual. Logo, é preciso manter o diálogo com a sua audiência por meio dos elementos gráficos, visuais e sonoros independente da campanha, formato de anúncio ou veículo de comunicação. Você precisa se conectar com a sua persona em todos os pontos de contato. Por isso, certifique-se de que a identidade da empresa foi utilizada da forma adequada.

#04 – Garantir que terceiros tenham as informações necessárias a respeito da marca

Imagine que a sua empresa precisasse terceirizar parte ou até mesmo todas as atividades de marketing.  Sem um manual de marca para garantir uma eficiente gestão de branding, você teria um grande problema, não é mesmo?

As boas práticas de marketing orientam as empresas a compartilhar o manual de marca com todos os profissionais que irão produzir algum tipo peça gráfica ou audiovisual que leve a marca da empresa. Desta forma, ficará claro desde o início do trabalho o que pode e o que não pode ser feito com relação a sua logomarca.

#05 – Evitar erros e retrabalhos

E por fim, mas não menos importante, apresentamos o que acontece quando esquecemos do manual de marca. Na prática, ninguém quer fazer retrabalhos, não é mesmo?  Isso custa tempo e, principalmente, dinheiro. Finalizar um trabalho de marketing e perceber que não seguiu o padrão da identidade da marca é o pior dos mundos.

Como não deixar que isto aconteça? Seguindo as orientações acima!

Se você deseja ter um excelente posicionamento de mercado e uma marca reconhecida pelo seu público, você precisa elaborar uma identidade visual alinhada à sua proposta de valor. E for fim, você deverá cuidar da marca para que ela nunca perca a integridade.

E para fixar ainda mais seus conhecimentos, te recomendamos este post:

Saiba o que é um logotipo e porque a sua empresa precisa dele

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