Criar slogan: exemplos e os 4 elementos para passar sua mensagem

Criar slogan: exemplos e os 4 elementos para passar sua mensagem

O que faz uma marca ser forte no mercado? Não estamos falando necessariamente de capital, mas sim da imagem. O poder de alcance e reconhecimento do grande público depende da capacidade de comunicação das empresas.

Essencial para que uma marca se torne conhecida aos consumidores, o slogan faz parte desses elementos e deve ser considerado como parte do planejamento de uma marca.

O que é um slogan e como criar o seu

Velho conhecido da publicidade, o slogan é uma pequena frase que tem como objetivo tornar a marca de uma empresa ou produto reconhecida através da rápida memorização do público.

Você já deve ter visto e ouvido vários por aí, no rádio, na TV, em revistas e jornais. Para os brasileiros, então, o que não faltam são exemplos. Mas o que o “Bombril, 1001 utilidades”, “Skol, a cerveja que desce redondo” e “Itaú, Feito para você” têm em comum?

Além de breves, são extremamente impactantes, possuem uma capacidade de fixação impressionante na nossa memória e são altamente persuasivos.

Não existe fórmula mágica, mas para te ajudar na tarefa, temos 4 elementos básicos para criar um slogan criativo e impactante. Confira!

1º elemento: Exclusivo

Não, não adianta copiar! Um slogan deve ser único, afinal, ele faz parte da marca registrada da sua empresa sendo apresentado, em alguns casos, junto ao logotipo, como no caso da “Nike – Just do it” e “Johnnie Walker – Keep Walking”.

A essência da marca é representada nesses elementos, e todos slogans conhecidos e que são facilmente identificáveis foram planejados de acordo com os valores da empresa e pensados para transmitir uma mensagem direta.

2º elemento: Viciante

Uma das principais características de um slogan é a sua capacidade de ser viciante. Aquela frase que “gruda” na cabeça de tanto ser repetida ao público em diferentes canais. Para isso, é possível utilizar jogos de palavras, jingles e até mesmo uma dose de humor para criar empatia e conexão com o público.

“Abra a boca, é Royal” marca de gelatina Royal e “Atchim? Respirin” do medicamento antigripal são exemplos de slogans que não fogem à memória e utilizam esses recursos para se tornarem viciantes.

3º elemento: Objetivo

O slogan precisa ser direto ao ponto para que o texto cause impacto e caiba em poucas palavras, ditas em um comercial ou impressas em uma embalagem. Essa questão deve entrar em pauta ao criar um slogan, e o ritmo e rima podem ser estratégias utilizadas com bom senso para um resultado impactante e positivo.

4º elemento: Marca implícita

Um dos grandes desafios para criar um slogan perfeito é conseguir fazer com que as qualidades da marca estejam presentes e ainda descrevê-las em poucas palavras. É um exercício que exige criatividade e um conhecimento aprofundado sobre a história e posicionamento da marca, que inclui o público-alvo e as estratégias de comunicação.

Contratar especialistas para criar o slogan da sua empresa é uma boa decisão. Preparamos um artigo com 4 passos para contratar uma agência de comunicação e te ajudar nessa tarefa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *