7 ferramentas para melhorar a comunicação corporativa interna

7 ferramentas para melhorar a comunicação corporativa interna

Talvez você já tenha ouvido a frase: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”, não é mesmo? Ela é dita pelo Gato em Alice no País das Maravilhas. Isso é o que acontece quando uma empresa acaba deixando de lado a comunicação corporativa interna. Ela é como se fosse um GPS, que irá guiar os seus colaboradores em relação ao rumo que a empresa quer tomar.

Ou seja, é o compartilhamento de informações e estratégias no ambiente corporativo.

E para facilitar essa comunicação, existem diversas ferramentas que podem te auxiliar e ser extremamente úteis. Separamos para este post 7 delas, acompanhe:

1 – E-mail corporativo

Podendo ser formal ou informal, o e-mail serve para enviar desde mensagens rápidas até assuntos mais sérios. Sem contar que é uma das ferramentas mais práticas e possui um baixo custo de implantação.

Apesar de todas as suas vantagens, o e-mail não é indicado como única ferramenta de comunicação corporativa interna, devido a sua pluralidade de informações que podem acabar se perdendo no caminho.

2 – Intranet

Esta é uma espécie de internet corporativa, uma rede interna que acaba facilitando a troca de informações entre todos os setores da empresa.

Ela é ideal para ser usada como complemento a outras ferramentas, divulgando novidades, comunicados e informações.

Um ponto fraco é a necessidade de atualização quase que diária.

3 – Integração de colaboradores

Esta é uma forma eficaz de utilizar a comunicação para reduzir ruídos entre setores da empresa, além deixar toda equipe alinhada com os objetivos e estratégias.

A integração de colaboradores permite que todos se conheçam entre si e, principalmente, conheçam a empresa onde estão. Isso contribui para que cada um entenda o seu próprio papel e o de seus colegas de trabalho.

4 – Manual do colaborador

Este funciona como um guia de boas-vindas ao colaborador, e é recomendado que seja entregue no primeiro dia de trabalho.

Neste manual, podem estar incluídas as normas internas e regras da empresa, além de todos os benefícios que o colaborador tem direito. É possível também incluir a história da empresa e seus fundadores.

Procure usar uma linguagem amigável, para não assustar seu novo colaborador.

5 – Jornais e/ou revistas impressos

Ainda é muito comum que indústrias e empresas utilizem jornais ou revistas impressos como forma de comunicação corporativa interna.

Nesta ferramenta, o ideal é incluir informações de interesse geral, como curiosidades, matérias, utilidades e novidades. Evite incluir informações que tenham prazo de validade.

6 – Rede Social Corporativa

Este tipo de ferramenta se encaixa muito bem se sua equipe for mais jovem e mais adepta à tecnologia.

Permitindo a contribuição de todos e favorecendo a interatividade de todos os setores, a rede social corporativa possui baixo custo de implementação.

Por ser uma plataforma na nuvem, todos podem participar.

7 – Mural Impresso

Também conhecidos como “jornais de parede”, os murais impressos são aqueles quadros que ficam nos locais mais movimentados da empesa. Neles são fixados comunicados que são atualizados com frequência.

Geralmente estes comunicados são divulgados em formato de textos e imagens. O ideal é que estas notícias e avisos sejam consideradas importantes, até porque entende-se que todos os colaboradores irão visualizá-lo.

Vale lembrar que, em todas estas peças, é fundamental que a identidade da empresa esteja presente, de forma coerente e bem representada. Para isso, é sempre bom ter uma conversa com o designer responsável pela sua criação.

Esperamos que este post tenha feito sentido para você em relação à comunicação corporativa interna. Recomendamos que você estude e analise quais dessas ferramentas mais se encaixariam na sua realidade, já que agora selecionamos esta lista para você.

Ficou com alguma dúvida? Vamos bater um papo!

Deixe aqui nos comentários quais dessas ferramentas você já conhecia ou a sua empresa já utiliza.

Um abraço e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *