5 tipos de merchandising no ponto de venda para você aplicar no seu negócio

5 tipos de merchandising no ponto de venda para você aplicar no seu negócio

Merchandising no ponto de venda é a união de ações, estratégias, materiais promocionais e técnicas com o objetivo principal de dar maior visibilidade e expor as informações dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Além disso, o merchandising auxilia na aproximação entre o cliente e o que está sendo ofertado, despertando mais que apenas a vontade de comprar.

Sendo assim, entender o processo de merchandising para ponto de vendas irá abrir um leque de oportunidades para você, além de aumentar as vendas, é claro.

Trouxemos neste post 5 tipos de merchandising para você aplicar agora mesmo no seu ponto de venda.

Confira:

#1 – Marketing Sensorial

Marketing sensorial é a exploração dos 5 sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) como parte da estratégia de vendas, diferenciação e posicionamento.

Esta estratégia é capaz de trabalhar no consumidor todo o seu potencial mental. Assim, a mensagem do marketing é passada de forma mais clara e natural.

Sentir o cheiro do cafezinho ou apenas testar o áudio do aparelho não basta: o ideal é que todos os sentidos sejam trabalhados em conjunto. Isso faz o consumidor ter experiências únicas.

É claro que nem todas as empresas possuem produtos onde é possível explorar os 5 sentidos, mas é fundamental que você tente extrair o máximo de cada um para que o consumidor crie familiaridade com o seu produto.

– Aromatização;

– Degustação;

– Embalagens diferentes;

– Cores chamativas;

– Entrega de brindes;

– Faixas;

– Adesivos;

– Placas;

– Tipos de sons;

– Produtos exclusivos;

– Embalagens com edições limitadas

Essas são algumas ideias de marketing sensorial que você pode aplicar na sua estratégia.

#2 – Amostras grátis

A distribuição de amostras grátis é uma poderosa estratégia para aproximar o cliente da sua marca de uma maneira não invasiva. Sem contar que ativa no consumidor o gatilho mental da reciprocidade.

Independente do segmento da empresa, o “grátis” sempre irá atrair clientes potenciais. Pesquisas comprovam que os brasileiros preferem que terceiros decidam quais marcas ou produtos eles devem consumir – e isso muitas vezes acontece através de comunicação e estratégias de marketing.

Levando em consideração a reciprocidade, quando fazemos algo para alguém de forma honesta e autêntica, a pessoa que recebe o favor sente como se estivesse em dívida com a gente, tendo que retribuir o favor.

No meio comercial, o consumidor que recebe uma amostra grátis tende a querer comprar seu produto uma vez que consumiu apenas a amostra grátis, pois isto é visto como um “favor” que a marca fez por ele..

Neste caso, a compra é vista como retribuição do favor.

#3 – Vitrinismo

Quando você está caminhando por um shopping ou por uma rua cheia de lojas, você provavelmente se atrai por vitrines bem feitas, não é mesmo?

Pois bem, além de serem uma estratégia de merchandising para pontos de venda, o vitrinismo é uma ótima forma de se destacar da concorrência.

Para que esta estratégia atinja o seu objetivo de atrair o cliente potencial, não basta apenas escolher itens aleatórios para expor na sua vitrine. Cores, iluminação, sons, perfumes e a escolha dos itens influenciam para que a ação seja efetiva.

Para que você entenda um pouco mais sobre este assunto, sugerimos que acesse este nosso post “você sabe o que é vitrinismo?” onde há mais informações.

#4 – Comunicação Visual

Além de materiais tradicionais para o merchandising no ponto de venda, como adesivos, faixas, totens e wobbler, temos a oportunidade de recriar o que já existe e inovar.

Que tal mesclar as tendências da comunicação e do mundo digital para criar materiais que se destaquem?

Hoje em dia o digital está muito presente na comunicação e você pode tirar proveito disso na comunicação visual do seu PDV.

Uma ideia seria fazer o uso de painéis de led, o chamado “digital signage”, para compor a sua comunicação visual interna.

Além de promover o seu produto e divulgar as ofertas, isso pode entreter os consumidores que estão circulando na loja.

# 5 – Aproveite as sazonalidades

E o quinto tipo de merchandising que sugerimos é atrelar sua marca  celebrações e sazonalidade  em que ela está inserida: datas comemorativas (como Natal, Páscoa, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados), festas locais da cidade, tradições, hábitos regionais e outras características que podem ser aproveitadas.

Criar estratégias para este tipo de merchandising pode ser considerada uma ação assertiva, pois acaba mostrando que sua marca faz parte da comunidade em que ela está inserida e cria conexão com o público.

Estes foram os 5 tipos de merchandising para ponto de vendas que preparamos para você. Esperamos que você tenha gostado das dicas e aplique as estratégias o quanto antes.

Você tem dúvidas, contribuições ou ideias de conteúdo? Deixe aqui nos comentários para gente!

E se gostou do tema de hoje, acesse este link Como usar displays no ponto de venda para saber mais sobre ponto de venda.

Abraço e até o próximo!

 

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