5 tipos de embalagens para congelados

5 tipos de embalagens para congelados

O formato de alimentos congelados veio para cumprir com uma necessidade e se mostrou também como uma opção prática para diversos produtos. O ponto de preocupação, pelo menos por parte das empresas do setor, é em entregar alimentos seguros em boas embalagens, seguras e ainda atrativas. As embalagens para congelados estão disponíveis em diversos materiais, acessíveis para as empresas e também para os fabricantes artesanais de marmitas, salgados e afins.

Lembrando sempre que as embalagens têm as funções de proteger o alimento e conservá-lo, os materiais devem estar alinhados aos conceitos de segurança alimentar e também a toda a experiência de compra e consumo por parte do público.

Conheça, nos próximos tópicos, 5 tipos de embalagens para alimentos congelados.

Embalagem com tampa

A embalagem plástica com tampa é uma das opções mais procuradas pelos pequenos empreendedores e quem vende marmitas ou refeições caseiras, justamente por ser mais estruturada e dar um bom suporte a qualquer tipo de produto. O plástico, no caso, está disponível em diferentes composições o que muda sua maleabilidade, transparência e outras questões.

Sempre que for optar por esse tipo de embalagem para congelados, considere também a apresentação que será aplicada através de rótulos adesivos. Atente também para indicar instruções de uso caso a embalagem possa ser levada ao microondas, temperaturas que suporta, etc.

Saco plástico (polietileno)

É uma outra opção de utilização do plástico, disponível em diferentes tamanhos e elementos diferenciais, a exemplo das formas de personalização e impressão, os fechos de tipo zíper, etc. Especificamente, o tipo de plástico polietileno pode ser manipulado em diferentes “flexibilidades”, o que produz diferentes tipos de material para embalagens e outras finalidades.

A embalagem em saco para congelados é muito utilizada para legumes, carnes, frutos do mar, industrializados e outros.

Papel cartão

Esse tipo de embalagem é feito com um tipo de papelão, mais fino em formato de folha. A embalagem cartonada é geralmente utilizada em caixas, como as de refeições congeladas, sendo uma opção fácil de ser personalizada e com maior facilidade de logística e armazenagem.

É importante observar que a umidade do congelador pode danificar as embalagens e suas informações, o que pode não ser interessante para produtos com durabilidade muito longa. Quase sempre essa opção deve ser complementada com uma embalagem plástica, seja como uma película externa ou como um saco de proteção dos alimentos.

Embalagem em alumínio

Esta é a opção de embalagem revestida em alumínio, que existe em diferentes formatos e peças, a exemplo dos sacos plásticos, pratos plásticos, bandejas e afins. É outra opção acessível aos produtores artesanais, principalmente para quem quer entregar refeições congeladas.

Isopor

Talvez seja a opção mais relacionada a proteção térmica de produtos variados, incluindo alimentos. O isopor deve ser utilizado em suas composições recicláveis, ajudando no descarte, e com atenção a resistência e outras funções das embalagens de alimentos. As embalagens em isopor são muito utilizadas para carnes, doces cremosos, frios, alguns industrializados e outros produtos.

Se você quer ver alguns exemplos de embalagens para congelados e outros alimentos, conheça o portfólio da BST! com todos nossos trabalhos de design de embalagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *