5 ações poderosas de endomarketing para você implementar na sua empresa

5 ações poderosas de endomarketing para você implementar na sua empresa

Implementar ações de endomarketing é uma das maneiras mais efetivas para evitar a rotatividade de colaboradores em sua empresa, além de atrair profissionais que sejam realmente qualificados para trabalhar com você.

Isso porque a forma como diretores e líderes comunicam-se com os colaboradores determina como os mesmos percebem a marca, logo, a imagem projetada e percebida precisa ser estrategicamente estudada.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas estratégias e ações de endomarketing que podem mudar a forma de você se comunicar com seus colaboradores, fazendo com que eles se tornem verdadeiros fãs da marca.

Acompanhe conosco:

1 – Faça palestras e eventos que motivem a sua equipe

Para fortalecer o crescimento pessoal e aumentar a motivação da sua equipe, palestras e eventos são sempre bem-vindos, uma vez que são fundamentais para auxiliar e definir onde cada colaborador quer chegar e qual o papel da empresa nesse caminho.

Palestras motivacionais tendem também a estimular a formação pessoal dos colaboradores, oferecendo conhecimento e conteúdo de valor para que os mesmos estejam preparados tanto para os desafios do mercado quanto para os desafios da vida pessoal.

2 – Ofereça benefícios aos seus colaboradores

Oferecer benefícios mostra que a empresa reconhece o trabalho que o colaborador está realizando, sem contar que motiva toda a equipe fazendo com que a mesma seja mais produtiva e entregue mais resultado.

Benefícios como vale refeição e transporte são considerados essenciais, mas existem outras alternativas que podem ser exploradas, como:

– Assistência médica

– Vale-academia

– Cupons de desconto em clientes ou parceiros da empresa.

– Espaço para animais de estimação.

– Possibilidade de home office para uma empresa que tem a gestão capacitada para este formato.

Tais benefícios mostram que a empresa acredita no potencial e na produtividade da sua equipe, mostrando que resultados são mais importantes, independente da forma ou onde o colaborador está trabalhando.

3 – Monte um plano de cargos e salários

Uma empresa que possui um plano de cargos e salários bem definidos acaba despertando interesse na maioria dos profissionais em fazer parte dela, uma vez que você sabe onde pode chegar dentro da organização.

Também chamado de plano de carreira, o plano de cargos e salários é como se fosse um roteiro que mostra o cargo atual do colaborador e onde ele pode chegar, bem como quanto será o seu salário quando atingir tal função.

Enxergar oportunidades de crescimento dentro da empresa acaba motivando os seus colaboradores fazendo com que ele vislumbre um futuro na empresa, além de evitar a rotatividade.

4 – Melhore a comunicação corporativa interna

A comunicação corporativa interna é o ato de compartilhar informações e estratégias que estão sendo tomadas pela empresa a todos os colaboradores, isto é, fazer com que toda equipe esteja alinhada com o que está acontecendo na empresa.

Para isso, existem algumas ferramentas que podem ser usadas, como:

– E-mail corporativo

– Intranet

– Manual do colaborador

– Jornais e revistas impressos

– Redes sociais corporativas

– Murais impressos

Quando os colaboradores estão alinhados com o que acontece na empresa, eles sentem que realmente fazem parte de um todo.

Falamos mais sobre isso em um outro post, clique no link e conheça 7 ferramentas para aumentar sua comunicação corporativa interna.

5 – Utilize vídeos institucionais em suas ações de endomarketing

Vídeo é o formato de conteúdo que mais encanta e chama a atenção de todos.

Com um vídeo é possível comunicar o que você quiser, então use isso a seu favor, faça um vídeo institucional.

Utilize imagens do interior da sua empresa, grave seus colaboradores nas suas funções e colete depoimentos. Se a sua empresa é ecologicamente correta, divulgue isso no vídeo também.

Procure divulgar os resultados que a empresa teve, as tecnologias utilizadas, os processos e os investimentos.

Utilize o vídeo em suas apresentações e eventos da empresa, e não esqueça de colocá-lo no YouTube e no site da empresa.

Isso além de incentivar seus colaboradores atuais, fará com que mais pessoas sintam vontade de trabalhar em sua empresa!

Essas são algumas das ações de endomarketing que você pode implementar em sua empresa.

Todas estas ações precisam ser encaradas como investimento, pois você irá perceber como isso irá retornar em uma maior produtividade da sua equipe e, por consequência, maiores resultados.

Para você se aprofundar mais nesse assunto, saiba como combinar a comunicação interna com endomarketing, otimizando recursos em busca de resultados realmente efetivos.

Forte abraço e até o próximo post!

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