4 passos para contratar uma agência de comunicação

4 passos para contratar uma agência de comunicação

Construir uma estratégia de comunicação faz parte dos planos de crescimento e reconhecimento de uma empresa, independente de tamanho, faturamento, setor de mercado, tipo de produto ou serviço oferecido e público consumidor.

Para expandir e profissionalizar a comunicação interna e também a publicidade e marketing, contratar uma agência de comunicação é uma tarefa que necessita conhecimento e atenção com o objetivo de que os resultados apresentados estejam dentro das expectativas e necessidades da empresa.

Conheça, a seguir, alguns passos essenciais para aumentar as chances de uma boa escolha. Veja só!

Porque contratar uma agência de comunicação?

Motivos não faltam e já falamos da vontade de crescer e ser reconhecido no mercado, mas o principal deles é a profissionalização do setor de comunicação da empresa e a otimização de recursos investidos em mídia.

Agência de comunicação é uma denominação ampla, pois engloba um formato de empresa que presta serviços a vários clientes e pode atuar nas áreas de publicidade, assessoria de comunicação, design e marketing dentre outras atribuições, tanto no ambiente online quanto no offline.

Além disso, manter um setor de comunicação internamente pode representar um peso nas contas. Estabelecer um contrato com uma agência, dependendo do tipo de serviço acordado, possibilita a disponibilidade de profissionais de diversas áreas.

Se você tem essa pretensão, vamos ao passo a passo para contratar uma agência de comunicação, sem mistérios.

Defina os objetivos da sua empresa

Falamos sobre os tipos de serviços e antes de procurar uma agência é preciso entender quais são os seus objetivos. Quando eles estão relacionados a vendas e relacionamento com consumidores, uma agência de marketing e publicidade é mais indicada do que aquelas que prestam apenas serviços de comunicação interna e assessoria de imprensa ou comunicação visual, essa última mais alinhada ao design e a identidade visual da empresa.

Entenda o porte da agência

Contratar uma agência de comunicação de grande porte ou localizada distante a você pode ser uma escolha não muito acertada, mesmo com todas as facilidades para contato disponíveis no ambiente digital.

Ainda que com maior disponibilidade de profissionais, esse modelo de agência atende diversos clientes o que não significa uma entrega de qualidade inferior, mas um nível de contato diferente durante o atendimento.

Analise o portfólio e profissionais

Também é importante avaliar o porte da empresa para que a escolha dos serviços esteja de acordo com a capacidade de entrega. Nesse ponto, é indicado fazer a avaliação do portfólio de trabalhos a empresas similares à sua, e da estrutura de profissionais, não com foco em quantidade, mas nas áreas de conhecimento e atuação.

Em uma agência de comunicação visual, por exemplo, além de designers,
você poderá contar com uma equipe de jornalistas, publicitários e até mesmo programadores para criação de campanhas, peças gráficas on e offline, identidade visual e outras necessidades.

Verifique os prazos e entregas

Ponto essencial antes de firmar qualquer contrato, avaliar a proposta de prazos e entregas é necessário para evitar dores de cabeça. Tanto quanto o orçamento, o escopo e cronograma apresentados devem condizer às expectativas, de acordo com a realidade da empresa.

Alinhar todos esses pontos vai ajudar a firmar uma parceria e encontrar a melhor agência de comunicação para o seu negócio.

A BST! Design é uma agência especializada em comunicação visual com clientes em diferentes áreas de mercado. Estamos sempre em busca de um entendimento dos valores da sua marca e uma solução inovadora para transmitir isso na forma de design. Conheça o nosso portfólio completo e descubra como podemos te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *