Tipos de embalagens para café: conheça os principais

Tipos de embalagens para café: conheça os principais

O primeiro contato de um cliente com um produto, geralmente, se dá pela embalagem. Além da proteção durante o transporte e conservação das características como aroma e sabor, as embalagens para café são responsáveis pela decisão do consumidor nas gôndolas.

Para a escolha da embalagem adequada é necessário observar as especificações técnicas, tipos de materiais, dimensões, capacidade de armazenamento e outros fatores que possam influenciar na apresentação final do seu produto nos supermercados e lojas especializadas.

Conheça os principais tipos de embalagem para café e decida sobre a melhor escolha para sua marca.

Almofada

Simplicidade é a principal característica dessa embalagem em formato de “saco”. A embalagem de café tipo almofada, oferece proteção contra luz e umidade através de folhas laminadas de alumínio. Podem ser utilizadas para embalar cafés tradicional, forte e extraforte já moídos e também cafés superiores.

Trata-se de uma embalagem primária, por estar em contato direto com o produto. Sua personalização pode ser feita em impressão frente e verso e pode ser encontrada no mercado nos tamanhos de 250g e 500g.

Vácuo

As embalagens à vácuo, são conhecidas por não deixarem com que o produto entre em contato com oxigênio e outros fatores externos que possam deteriorar o café. Dessa forma, mantém o frescor e o prazo validade por mais tempo. Recebem revestimento em folhas metálicas internamente e são utilizadas para cafés já moídos, e também servem para embalar grãos e cafés tipo gourmet. O formato “tijolinho” tem um custo um pouco mais alto por conta dos processos de enchimento, envase e selagem.

Vidro

As embalagens de vidro para café geralmente são utilizadas para cafés solúveis, cappuccino e outras misturas prontas e granuladas. A conservação contra a umidade é uma das suas principais características. A diversidade de formatos, a versatilidade do material de fabricação e as personalizações com rótulos adesivados ou impressões diretas são diferenciais que ajudam a agregar valor à marca. O armazenamento deve ser um ponto de atenção, devido à sua fragilidade.

Lata

Esse tipo de embalagem remete à memória, já que antigamente era comum marcas utilizarem as latas de metal para embalar seus produtos. Com o avanço tecnológico do setor de embalagens, as latas adquiriram status de artigos promocionais e colecionáveis. O custo para produção é alto, devido ao tipo de material de fabricação e os tipos de personalização. Porém, se utilizadas em estratégias de marketing de produto, podem ser utilizadas para despertar o desejo de consumidores.

Válvulas desgaseificadoras

Válvula unidirecional, de uma via ou aromática é o nome dado a tecnologia que utiliza uma válvula responsável por manter o CO2 e evitar o contato com o oxigênio nas embalagens de café. As válvulas desgaseificadoras são incorporadas durante o processo de envase dos grãos logo após a torrefação e auxiliam a conservação do aroma e sabor de cafés de maior qualidade e mais encorpados, como os grãos 100% arábica.

Cápsulas

Utilizadas em cafeteiras cada vez mais comuns em cafeterias, lares e escritórios, as cápsulas de café são embalagens individuais que utilizam nitrogênio para manter as características do produto. Esse tipo de embalagem é comercializado, geralmente, em caixas de papelão com instruções sobre preparo, sabores, informações técnicas e etc. A personalização das cápsulas pode ser feita na película, com impressão do logotipo da marca e na diferenciação das cores de acordo com o sabor.

Sachês

As embalagens de café em sachê seguem o padrão E.S.E (Easy Serving Espresso) e tem em seu interior cerca de 7 gramas de grãos. É uma alternativa às cápsulas, com custo mais acessíveis. Durante o preparo, o formato de filtro semelhante ao café de coador, confere charme e agrega valor aos consumidores que prezam pela experiência de preparo.

Gostou dessas dicas de tipos de embalagens para café para sua marca? Descubra quais informações são necessárias no rótulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *