Templates ou design personalizado: qual o melhor para o meu catálogo?

Templates ou design personalizado: qual o melhor para o meu catálogo?

Uma premissa básica de todo e qualquer tipo de venda é que, para que ela possa ser realizada, é necessário antes de mais nada que os clientes em potencial conheçam os produtos e/ou serviços ofertados pela empresa, ou seja, é necessário a divulgação.

Essa divulgação pode ocorrer de diferentes maneiras e por diferentes meios, e uma das formas mais tradicionais é o catálogo de produtos.

No entanto, no momento de desenvolver o catálogo, muitos empresários se perguntam qual a melhor opção: templates ou design personalizado? É justamente essa temática que será discutida abaixo.

Templates

Para que o catálogo seja bem executado, tenha harmonia visual e disposição dos produtos e suas informações de maneira intuitiva e coerente, é necessário que os produtos exibidos estejam dispostos no espaço de maneira organizada.

Um template é capaz de realizar essa tarefa, pois trata-se de uma estrutura pré-definida de disposição do conteúdo em determinado espaço, ou seja, basta inserir no espaço as imagens e textos conforme indicado, sem necessidade de realizar estudo prévio para encontrar a disposição considerada ideal.

Vantagens

Justamente pelo fato de ser pré-definido, diversos aspectos pesam a favor do template em relação ao design personalizado, pois é mais barato que esse último, além de possuir tempo de execução menor e haver inúmeros modelos disponíveis para serem escolhidos. Assim, agilidade e mais opções são seus maiores pontos fortes.

Desvantagens

No entanto, nem tudo são benefícios, pois se levada em conta as desvantagens, a pergunta template ou design personalizado pode pesar a favor da segunda opção.

Isso porque no template não há nenhum fator capaz de destacar a empresa que faz uso do mesmo da concorrência, além de ser necessário obedecer uma série de especificações sobre uso de cores, qualidade das imagens e tamanho do texto, o que pode resultar em um catálogo pouco agradável.

Design personalizado

Neste caso, ocorre exatamente o exposto dos templates, ou seja, com um design personalizado a criação do catálogo de produto ocorre do zero. Dessa maneira, primeiro são definidos todos os elementos que deve conter e na sequência tudo é pensado para que os elementos possam ser distribuídos de forma harmônica e coerente.

Isso significa que há a contratação de mão de obra profissional para a criação, envolvendo um designer no caso de produtos impressos e idealmente um designer e um programador no caso de produtos virtuais, pois são esses os profissionais que têm conhecimento para realizar a criação e implementação do projeto.

Vantagens

A primeira e mais óbvia vantagem de contar com um catálogo personalizado está no diferencial que ele terá das concorrentes, servindo como um fator de diferenciação competitiva. Além disso, o resultado será um produto alinhado à identidade visual da empresa, de fácil reconhecimento por parte do público-alvo, contribuindo para acrescentar credibilidade à mensagem a ser transmitida.

Desvantagens

Contudo, alguns fatores podem fazer com que a escolha entre template ou design pronto pese para a primeira opção, uma vez que se trata de um material que leva mais tempo para ser confeccionado, já que é criado do zero. Também é necessário realizar a contratação de profissionais especializados, o que envolve o investimento de uma verba que, em alguns casos, a empresa não possui disponível no momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *