Saiba quais são os melhores materiais de comunicação para sua empresa

Saiba quais são os melhores materiais de comunicação para sua empresa

Os materiais de comunicações são as peças que comunicam, divulgam sua marca e promovem seus produtos e serviços.

Normalmente, este termo é associado a materiais físicos, como banners, displays, flyers e outros, mas podemos considerar também os materiais virtuais, como banners e imagens para sites e redes sociais.

Físico ou virtual, o que há em comum em todos os materiais de comunicação é um elemento chamado “identidade visual”. Ela ajuda a definir a marca, é um traço da comunicação, que fala da personalidade da marca, do tom e do estilo da comunicação visual.

Essa identidade, criada por um designer, começa com o logotipo e se estende a todo tipo de interação visual da empresa com seu público, desde um simples cartão de visitas até a mais sofisticada campanha publicitária.

Conheça, a seguir, os quais os melhores materiais de comunicação para sua empresa:

Cartão de visita

É bom dar muita atenção a esse item, pois ele pode ser o primeiro contato visual de um cliente com a sua empresa.

Há dois objetivos principais em um cartão de visita e o primeiro deles é causar uma boa impressão. Isso significa que o cartão deve ter uma apresentação profissional, com um papel de qualidade, legibilidade e fidelidade à comunicação visual da sua empresa.

O outro objetivo é que o cartão seja uma ferramenta útil para quem o recebe. Isso significa dizer que ele deve conter informações essenciais para que ele possa entrar em contato. O nome da empresa, o nome do contato, o e-mail, os telefones e o endereço são as informações essenciais. E lembre-se, não polua o cartão com informações, coloque o essencial e deixe as informações adicionais para outro material.

Displays

Falamos de um material usado para abrir portas para a empresa, agora vamos abordar algo bem direto no que diz respeito à divulgação, que são os displays.

Você sabe aquelas estruturas exclusivas de comunicação visual, que encontramos nos supermercados? É como se fosse uma estante onde você só tem uma marca ou um produto.

O objetivo do display é incrementar as vendas do produto e colocá-lo separado dos demais é uma forma de destacá-lo perante os produtos concorrentes.

O objetivo do display é chamar atenção e induzir a compra, mas também fazer propaganda da marca e fazer com que ela se fixe na mente do consumidor.

Eles podem ser usados em qualquer tipo de comércio, lojas conveniência e até condomínios comerciais, shoppings e salões de beleza, contanto que haja uma relação do produto com o ambiente e com o público que o frequenta.

Adesivos

Os adesivos são materiais de comunicação promocionais. Embora de forma menos agressiva, têm a mesma finalidade dos displays.

Eles servem, principalmente, para divulgar promoções no ponto de venda, pois é um material extremamente prático, podendo ser colado à gôndola ou aos próprios produtos.

Funciona, especialmente, em promoções rápidas ou com prazo de duração limitado.

Pode servir, também, em campanhas institucionais, sendo distribuído como brinde.

Um exemplo é uma famosa campanha da Petrobrás que, durante a década de 90, patrocinava o time do Flamengo.

Para evitar uma possível rejeição dos torcedores dos outros clubes, que poderiam não querer abastecer na empresa que dava dinheiro ao rival, ela criou uma campanha de distribuição de adesivos com o logotipo da empresa e o escudo de diversos outros clubes.

Banners

Os banners são materiais versáteis de comunicação, porque podem estar em qualquer lugar e há cinco tipos diferentes: tradicional, roll-up, X-Banner, Banner L e com Ilhós. A escolha do tipo adequado será condicionada pelo espaço disponível e pela estrutura do local.

A função é sempre promover um produto, seja ele um bem, um serviço, um evento ou um filme. Deve estar em locais de trânsito daquele público a quem a mensagem se destina.

A grande vantagem do banner é que ele pode ser bem trabalhado visualmente e com custo relaitvamente baixo. É uma peça flexivel, que também pode ser reutilizada em outros locais..

Falando em banner, ele também pode ser virtual, como os que você vê em sites anunciando ofertas e promoções.

Sejam quais forem os materiais escolhidos para a comunicação visual da sua empresa, uma coisa é certa: eles precisam ser feitos com qualidade e profissionalismo, para que transmitam a mensagem correta ao seu público. Por isso, é sempre importante ter profissionais qualificados para desenvolver seus materiais,

Descubra aqui como escolher uma agência de design gráfico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *