Saiba o que é logotipo e por que sua empresa precisa dele

Saiba o que é logotipo e por que sua empresa precisa dele

Se alguém cita a Coca-Cola durante uma conversa, rapidamente o logotipo da empresa vem a sua cabeça, não é verdade? O mesmo deve acontecer ao citar outras tantas empresas que marcam o seu dia a dia. Essa lembrança é importante para entender o que é logotipo.

A Coca-Cola, pelo tempo no mercado e o alto investimento em comunicação, é reconhecida pela cor vermelha e o texto característico para o seu nome. Essa é a marca que a empresa construiu para se destacar e fixar na mente dos consumidores.

O logotipo tem esse mesmo objetivo. Entenda o que é logotipo no próximo tópico e saiba por que a sua empresa também precisa de um.

O que é logotipo?

Logotipo, ou simplesmente logo, é a combinação da tipografia (texto) com elementos gráficos (símbolo) para formar a marca da empresa. É estilizado e personalizado conforme o perfil da empresa e seus objetivos.

Há uma confusão comum em relação ao termo logomarca. Esse termo se popularizou no país e ainda é difundido em alguns meios, mas não é praticado por profissionais de design por ser redundante, uma vez que logo e marca têm o mesmo significado.

O logotipo, com sua tipografia, cores, tamanho e proporções adequadas são documentados no Manual de Identidade Visual.

Por que o logotipo é necessário?

Os motivos são variados. Como parte da identidade visual, o logotipo deve ser usado em todas peças de comunicação da empresa. Conheça agora 5 bons motivos para investir em um logotipo.

Profissionalizar o negócio

Mesmo que sua empresa esteja dando os primeiros passos, o logotipo já é essencial. Ter esse símbolo definido é importante para criar os primeiros materiais de apresentação da empresa, como fachadas, cartão de visitas, itens de papelaria, etc.

Com um bom logotipo, sua empresa passará mais confiança para possíveis parceiros e fornecedores, além de atrair clientes.

Investir em divulgação

Com um logo definido, a marca pode se apresentar em diversas peças divulgação, online ou offline. Por esse motivo, é importante esperar a definição do logotipo para não desperdiçar tempo e dinheiro recriando o material de divulgação ou criando peças que não estejam alinhadas à identidade da sua marca.

Trabalhar a divulgação inclui outros pontos da identidade visual, principalmente em relação ao uso de cores, o padrão de imagens ou ilustrações e da linguagem apropriada.

É essa divulgação que proporciona os próximos benefícios.

Destacar da concorrência

Seu produto finalmente está nos pontos de venda, em meio a várias outras opções. Com um logotipo atraente e de bom gosto, a sua marca estará em destaque, já te colocando um passo à frente da concorrência.

Foque sempre no bom gosto e profissionalismo. Algumas marcas são reconhecidas pelo oposto, justamente por não terem um aspecto profissional e isso é bastante negativo para a imagem da empresa.

Vender mais

Se destacando da concorrência e atraindo clientes através da divulgação, a consequência é o aumento nas vendas. Claro que o logotipo não faz esse trabalho sozinho, mas tem grande importância no processo de conhecimento da marca e conquista do público.

Fidelizar clientes

E se o público já comprou e gostou, é o seu logotipo, junto à comunicação de divulgação da empresa, quem vai ajudar a fidelizar os clientes, marcando presença entre as marcas referências de cada pessoa.

Fazer com que sua marca esteja sempre presente para o público-alvo é uma das funções do logo.

Assim ficou mais claro entender o que é logotipo, não? Aproveite para conferir as 5 etapas de criação para um logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *