Rótulos de alimentos: 4 itens do design de embalagens para aplicar

Rótulos de alimentos: 4 itens do design de embalagens para aplicar

Embalagens de alimentos precisam garantir que seu produto seja atrativo na prateleiras. E como fazer ele se destacar dentre as tantas opções disponíveis?

É preciso despertar emoções! O design de embalagens dedica-se a encontrar soluções criativas e que traduzam os valores da marca e conquistem o desejo do consumidor, além de garantir a qualidade dos alimentos, desde a sua fabricação até a entrega final ao clientes.

Todos os elementos gráficos são desenvolvidos buscando um resultado de impacto, criando uma embalagem que, além de durável e resistente, se destaque em um ponto de venda como exclusiva e atraente.

Quer saber como tornar seu produto mais atrativo? Descubra como aplicar o design de embalagens para criar rótulos de alimentos a seguir.

Identidade visual

Numa identidade visual para alimentos podemos ter 2 tipos de logotipos.

Existe o logotipo da empresa, fabricante ou distribuidora do produto, e o logotipo de produto. O logotipo da empresa nem sempre está presente na embalagem mas, se estiver, quando os dois logotipos precisam estar, ele deve vir menor e junto aos dados do fabricante.

O logotipo de produto é o elemento principal da comunicação visual de uma embalagem. Deve ter um destaque e deve ser capaz de transmitir os atributos do produto, e ‘conversar bem’ com seu público alvo.

Ex.: Existe o logotipo da empresa Unilever e logotipo do produto Dove, que é um produto da Unilever.

Há o caso em que o logotipo da empresa e o do produto são o mesmo.

Ex.: Existe a Coca Cola Company e os produtos Coca Cola. O mesmo logo é usado nos dois casos.

Aqui vamos falar do Logotipo de Produto.

O logotipo de produto é a forma gráfica que representa o nome de um produto ou linha de produtos. Ele deve, de imediato, marcar presença, traduzir os atributos do produto, e principalmente seduzir.

É o elemento central da comunicação visual de uma embalagem, expressa a sua marca e faz com que ela seja lembrada, pelas cores, tipografia e demais elementos visuais. Ele precisa estar em destaque no rótulo de alimentos para criar a identificação dos clientes.

O logotipo e elementos gráficos que compõem a comunicação visual de uma embalagem formam a identidade visual de um produto.

Ter uma identidade visual exclusiva, desenvolvida especialmente para sua marca, garante também que seu produto se destaque da concorrência pela criatividade e inovação.

A qualidade de um produto é valorizada ou depreciada conforme sua comunicação visual é apresentada a seu público.

Cores

Responsáveis por despertar emoções nos consumidores, as cores são outro elemento do design de embalagens aplicado na criação de rótulos para alimentos.

As cores estão entre os principais fatores de decisão de compra de um produto por 85% dos consumidores. Quando aplicadas de maneira correta, elas criam uma conexão emocional com o consumidor, inclusive de sabor, como explica a psicologia das cores.

Utilizar cores quentes como o vermelho e o laranja causam senso de urgência, estimulam o apetite. O verde e o branco traduzem frescor, higiene e alimentos com ingredientes naturais. O preto, roxo e azul, por serem cores que transmitem seriedade, podem ser aplicados em detalhes na composição de rótulo. Se forem bem aplicados podem, também, sugerir requinte.

Selos de certificação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por regulamentar a rotulagem de alimentos e exige itens obrigatórios como a lista de ingredientes, tabela nutricional e selos sobre alergênicos, por exemplo.

Para ter rótulos de alimentos de destaque, podem ser incluídos selos de certificação que atestam a qualidade produto. Um exemplo são os selos de qualidade do café, que garantem a pureza, intensidade, sustentabilidade, fornecidos por entidades nacionais e internacionais. Outro exemplo são os selos de certificação para alimentos orgânicos, que atestam, por exemplo, o modo de produção e o não uso de agrotóxicos.

Além dos selos de certificação, outros elementos visuais como fotos e sugestões de receitas agregam valor ao design da sua embalagem de alimentos.

Formato e instruções

Os rótulos de alimentos podem ser desenvolvidos em diversos tipos de materiais como plásticos, adesivos, papel com recortes especiais e aplicados a embalagem ou serem impressos diretamente nela.

Independente do formato, é fundamental que os rótulos contenham instruções de como o consumidor deve abrir a embalagem (girar a tampa para esquerda ou direita, cortar o lacre, se são embalagens em zíper que podem ser reutilizadas) e armazenamento (temperatura, exposição ao sol e umidade). Além disso, é interessante indicar as formas e tempo de preparo.

Quanto mais claras e instrutivas forem as informações para o consumidor, maiores são as chances dele decidir pelo seu produto. Afinal, além de sabor e qualidade, a praticidade e conveniência também são essenciais quando o assunto é alimentação.

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