Rótulo de café: quais informações são necessárias para sua marca?

Rótulo de café: quais informações são necessárias para sua marca?

Os rótulos de alimentos desempenham diversas funções que orientam consumidores sobre as características dos produtos e seguem regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Além da função informativa, os rótulos de café também tem como função criar uma conexão direta com o consumidor e diferenciar o produto no mercado, afinal, nele está impressa a identidade da empresa responsável pelo produto.

Sendo assim, para criar uma embalagem de café que cumpra todas as regulamentações e se destaque dentre as demais presentes nas prateleiras do mercado, alguns itens merecem atenção especial.

Conheça, a seguir, quais informações são necessárias no rótulo de café:

Selos e certificações

Os selos e certificações para café ajudam o consumidor a identificar no rótulo alguns aspectos fundamentais como procedência do grão, grau de pureza, sustentabilidade na produção dentre outras características auditadas e testadas por instituições diversas como selo ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).

Impressos no rótulo, os selos de qualidade são essenciais para o reconhecimento e informação dos mercados brasileiro e internacional. O crescente consumo de cafés dos tipos café orgânico, sem uso de agrotóxicos, biodinâmico, quando cultivado em ambiente sustentável, e dos cafés especiais demandam laudos e certificações específicos.

Informações sobre o fabricante

Assim como qualquer outro alimento, informações sobre o prazo de validade e o lote de fabricação são informações obrigatórias para o rótulo de café, pois ajudam a identificar para o cliente, tanto a procedência quanto se o produto está dentro do prazo de consumo.

A data da torra do grão é um diferencial que influencia na percepção do cliente ao escolher ao café e avaliar seu frescor, assim como informações de contato do fabricante como redes sociais, sites, e-mail e telefone.

Peso líquido

O peso líquido é uma informação obrigatória para rótulos de alimentos e auxilia o consumidor a identificar o que efetivamente está levando para casa no conteúdo da embalagem, devendo ser indicado em unidade de massa (quilo ou grama, no caso do café).

Para os rótulos de café e outros tipos de alimentos como arroz e sal, são padronizados tamanhos de embalagem de 250g, 500g e 1kg, por exemplo no caso de venda a varejo.

Características de aroma e sabor

As informações sobre a descrição sensorial do café influenciam na percepção do consumidor e influem na decisão de compra, afinal, alguns optam por maior ou menor intensidade e aroma.

Os cafés gourmet e fair trade, cada vez mais procurados no mercado nacional, por sua origem de alta qualidade e voltada para questões sustentáveis de produção, merecem rótulos especiais para destacar tais qualidades.

Identificação da marca

Temos aqui um ponto tão importante quanto as informações obrigatórias para o rótulo de café: a identidade da sua marca.

Para conquistar a atenção e reconhecimento do consumidor, é preciso que a identidade visual esteja em harmonia com todas as informações descritas no rótulo. Além do logotipo, itens como ícones, cores e fotos marcam a identidade visual no produto.

A criação de rótulo de café merece atenção especial para composição e harmonia dos elementos visuais. Inspire-se com 5 ideias de design para embalagens de café que vão te ajudar a fazer a melhor escolha.

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