Quando usar press kits na estratégia de comunicação?

Quando usar press kits na estratégia de comunicação?

Os kits para imprensa, ou press kits, são materiais essenciais para uma estratégia de comunicação e divulgação de novidades no mercado de forma orgânica, ou seja, sem ter necessariamente investimento em anúncios.

Um de seus objetivos principais é conquistar, através de um gancho noticioso, o público alvo de publicações como resenhas, reportagens, entrevista e postagens em veículos de imprensa ou em redes sociais.

Se você precisa lançar um novo produto, divulgar a abertura de uma exposição ou apresentar uma nova proposta de aplicativo, já pensou em como vai utilizar corretamente um press kit no seu plano de comunicação?

Descubra quando e como usar um press kit para ter sucesso na sua estratégia. Vamos lá:

Lançamento de produtos

O sucesso de um produto está muito ligado ao quanto ele é conhecido pelos consumidores e como a sua marca chegará até eles. Pensar em um press kit como parte da estratégia de comunicação para lançamento de um produto é pensar em como você quer passar os valores da sua marca.

Além do envio de materiais impressos, como catálogos, e dos releases com as informações técnicas e conceitos envolvidos na produção, é interessante enviar amostras e utilizar embalagens que chamem a atenção de quem vai receber seu press kit. A criatividade e o cuidado envolvidos devem se destacar na produção do seu material e não o valor financeiro do produto.

Divulgação de nova marca

Assim como no lançamento de um novo produto, a divulgação de uma nova marca ou o reposicionamento dela deve ser anunciado através de uma estratégia de comunicação bem elaborada.

Todas as atenções se voltam para o anúncio de uma nova marca ou reformulação de um logotipo, exemplo de redes sociais como Instagram e Facebook que de tempos em tempos anunciam reformulações ou, em menor frequência, bancos, lojas de departamento ou alimentação como o Starbucks e a Coca Cola.

Essas empresas desenvolvem estratégias que incluem contato direto com veículos de imprensa especializados através de materiais explicativos sobre as mudanças.

Estréias artísticas

Desenvolver uma estratégia de comunicação para atrair o público de veículos de arte, cultura e entretenimento é uma tarefa que exige esforço, já que são novos lançamentos todos os dias e a concorrência é alta.

Além de segmentar o público alvo e escolher para quais veículos encaminhar o press kit, ele deve ser muito bem elaborado com materiais que valorizem o projeto. Qualidade de fotos, catálogos e linguagem devem ser condizentes com o tipo de publicação.

Uma banda, por exemplo, deve encaminhar seu produto, ou seja, o álbum que está lançando, além de um release com informações e contatos.

Dica extra: Como fazer um press kit perfeito

A dúvida recorrente para quem quer criar um press kit é sobre quais materiais ele deve conter e pra quem ele deve ser enviado.

Como você deve ter percebido até aqui, em cada situação é necessário entender quem é o público e o tipo de veículo para o qual ele será encaminhado, para não falhar na estratégia de comunicação. De nada adianta focar em revistas, sites ou redes sociais de alcance nacional se o seu lançamento é restrito a uma determinada cidade.

A qualidade do material sendo encaminhado, como já mencionamos, é fundamental, seja ele para mídia impressa ou digital. O design dos materiais gráficos vai contar muito na aceitação do seu press kit. Ele deve seguir a identidade visual, cores, formas e propostas da sua marca.

Conheça no nosso próximo texto os 4 materiais gráficos para um press kit de sucesso.

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