Qual a importância do design no PDV?

Qual a importância do design no PDV?

O ponto de venda, ou PDV, é a localização física mais importante do seu negócio. Seja em uma loja grande, média ou pequena, o ponto de venda é onde o cliente entrará em contato com seu produto e decidirá pela compra ou não. A importância do design no PDV é fundamental para que essa decisão seja positiva.

O olhar decide muito sobre o que faremos ou deixaremos de fazer. O design tem a ver com a atração, o conforto e a identificação do público com seu ponto de venda. Entenda como e porquê a importância do design no PDV é tão grande.

Processos de design no PDV

A aparência de um prato de comida ajuda ou atrapalha na sua vontade de comê-lo? É provável que sim. O mesmo vale para qualquer tipo de produto. As pessoas se baseiam na aparência para chegarem à conclusão de que vale a pena o investimento. Mas há um truque: beleza é subjetiva!

Portanto, para decidir pelo que é mais atraente para seu público, primeiro você precisa entender quem é seu público. Pesquisa, identifique e analise quais são seus clientes ideais. Essas informações serão fundamentais para que seu negócio possa ter uma identidade visual coerente com o que seu público-alvo espera.

Objetivos do design no PDV

A importância do design no PDV parte de seus objetivos gerais. A ideia do design é sempre transmitir os valores daquele produto ou serviço, de forma que seja claro e identificável com o público. Toda a comunicação visual, aliás, é baseada nisso: a transmissão do que é mais importante para o negócio.

O foco de toda essa ação é a experiência do cliente. Quem passa por uma boa experiência com uma marca, é mais facilmente fidelizado. Para não falar que a indicação vinda dos próprios clientes é uma das melhores estratégias de marketing que existem! É exatamente o que o design pretende.

Design refletido no PDV

Tudo aquilo que foi decidido no processo de construção da identidade visual será refletido no ponto de venda. Não se trata apenas das imagens impressas em materiais gráficos, mas de toda a maneira como o ambiente funciona.

A experiência do consumidor ao passar pela pela porta de uma loja, por exemplo, deve ser a de satisfação instantânea. A disposição dos produtos e a formatação dos espaços disponíveis devem estar alinhados com a ideia do empreendimento e com o objetivo de proporcionar a melhor experiência possível para o cliente. E isso é refletido também, é claro, nas cores, no logotipo e no que mais harmonizar o ambiente.

Elementos de design para seu PDV

Chegamos aos pontos mais tangíveis sobre a importância do design no PDV. A identidade visual, depois de elaborada, deve ser bem trabalhada no ponto de venda. Peças gráficas existem justamente para isso.

Adesivos de vitrines e de piso, banners, móbiles, totens, testeiras de prateleiras e muitas outras peças são construídas para expôr o produto ao mesmo tempo em que fortalecem a marca. Desde a fachada da loja até as embalagens dos produtos, é preciso coerência.

Não é simples criar um bom design. Por isso, a contratação de profissionais da área chega a ser essencial para manter o impacto e a competitividade do PDV.

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