Quais os melhores materiais promocionais para divulgar minha marca?

Quais os melhores materiais promocionais para divulgar minha marca?

Apesar de estarmos nos tempos da internet, no qual o digital vem ganhando cada vez mais espaço, é importante investir nos melhores materiais promocionais para a divulgação da sua marca. Principalmente quando sua empresa ainda é pequena e você está entrando no mercado, afinal o marketing promocional não é uma exclusividade de grandes empresas.

Esse tipo de material é fundamental para conquistar atenção e demonstrar o posicionamento da sua marca através da identidade visual. Todos os elementos gráficos, com cores, formas e logotipo impressos em materiais gráficos servem para criar identificação com a marca. Parte das estratégia de marketing de relacionamento, os materiais promocionais têm um excelente custo-benefício para investimento.

Para criação de materiais promocionais de qualidade, é importante verificar qual será o objetivo daquela peça gráfica, brinde ou material para PDV. Isso significa alinhar o planejamento, criação e confecção aos objetivos com o público, seja para o lançamento ou promoção de um produto, relacionamento com clientes fidelizados ou mesmo divulgação da marca no mercado.

Flyers, folders, banners e até mesmo brindes são atrativos e ajudam seus clientes em potencial a lembrar da sua empresa. A verdade é que quem não é visto não é lembrado, então porque não trabalhar com a ideia do digital e do físico para atrair ainda mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço?

Por que investir em materiais promocionais?

O aumento de vendas é apenas um dos resultados para uma empresa investir em materiais promocionais. Quando pensamos em visibilidade e reconhecimento de marca, essa é uma estratégia que funciona para diversos segmentos de público.

Pense só: para ter uma empresa mais conhecida, é necessário que as pessoas tenham contato com a sua marca. Neste caso, é preciso contar com estratégias que alcancem essas pessoas, tenham um custo acessível e, ao mesmo tempo, deem um retorno positivo.

Para que isso seja possível, é necessário contar com a qualidade de materiais e a escolha daqueles que se comuniquem sua marca e diretamente com clientes, funcionários, participantes de um evento corporativo ou fornecedores e parceiros institucionais. Além, claro, de transmitir a missão, visão e valores da empresa a seus diferentes públicos.

Pensando em te ajudar nessa tarefa, separamos algumas algumas sugestões de materiais promocionais para divulgar sua marca:

Flyers

O flyer é um exemplo de panfleto. Pode ser impresso em alta quantidade e ser entregue nas ruas, em eventos ou até mesmo deixado na recepção da empresa, de forma a atrair quem chega e se interessa em conhecer mais.

A ideia é trazer mais informações sobre seu negócio, mas ao mesmo tempo cuidar para não exagerar no texto. Nesse tipo de material, menos é mais! Foque numa imagem e uma breve descrição que desperte o interesse das pessoas. O tamanho mais comum é o padrão A5 (148x210mm).

É uma divulgação prática, com ótimo custo-benefício e bastante interessante para falar sobre novidades, eventos e promoções. Leva o seu contato direto para a mão do cliente.

Catálogo de Produtos e Portfólio

Os catálogos podem ser utilizados como um portfólio, de forma a mostrar os trabalhos já realizados ou produtos que já foram feitos por sua empresa. Também serve para divulgar os serviços que você faz ou os produtos que está vendendo.

Pode servir como uma forma do seu cliente encomendar um produto – interessante para quem ainda não possui uma sede física da empresa – ou para que ele conheça outras opções que sua empresa oferece.

O ideal é que seja colorido e chamativo, trazendo imagens e texto de forma equilibrada.

Folders

O folder é um material semelhante ao panfleto, com a diferença de que conta com mais espaço e pode ser dobrado, quase que como um pequeno livro com no máximo duas ou três páginas. As pizzarias utilizaram (e ainda utilizam) esse formato com muito peso em sua divulgação, apresentando todos seus produtos e informações ali.

Nesse espaço é possível divulgar mais sobre um serviço ou produto da empresa, com vários detalhes e fotos, listas e elementos. O objetivo do folder é informar e falar mais sobre sua empresa para quem já está interessado em se tornar seu cliente ou mesmo divulgar a programação de um evento.

Outra diferença importante entre o folder e o flyer é que o último deve ter uma comunicação resumida e direta do produto, empresa ou serviço. Muito útil no lançamento de um novo produto. O folder mostra sua linha de produtos, mas principalmente fala da empresa e seus valores institucionais.

Banners

Os banners são materiais mais atrativos, que visam chamar a atenção e permitir a leitura a média ou longa distância. Isso ocorre devido a seu tamanho, já que são expostos no próprio ponto de venda e podem estar pendurados na parede ou presos a um cavalete.

A ideia é realmente chamar o público, instigar a curiosidade para algo. O material pode então ser utilizado na divulgação de promoções, de um novo produto e até mesmo para indicar às pessoas o local em que está ocorrendo determinado evento.

Geralmente tem pouco texto, sempre em um tamanho adequado para leitura, e mais imagens.

Brindes Personalizados

Os brindes são uma estratégia interessante para fazer com que o próprio cliente sempre lembre de você como uma primeira opção. Envolvem pequenos objetos, como chaveiros, marcadores de página, bloquinhos de anotações, garrafas, copos, itens colecionáveis e decorativos.

A ideia é que sua marca esteja exposta nesse material e que a pessoa se lembre de você sempre que o pegar em mãos, e que ela se sinta especial, presenteada. Os brindes promocionais despertam interesse do público que é levado, muitas vezes, à visitar um espaço ou adquirir produtos.

Outro ponto importante é pensar em brindes utilitários que possam acompanhar quem os receba em atividades do cotidiano, como sacolas personalizadas, garrafa de água, pen drive e carregador portátil.

Brindes personalizados podem ser entregues tanto na abertura de um negócio, como forma de atrair novos clientes ou também como lembrança de agradecimento.

Adesivos

Versatilidade e impacto são características marcantes desse tipo de material gráfico. Os adesivos para chão podem ser utilizados como elementos decorativos e sinalização em empresas, supermercados e lojas. Além de tornar o espaço mais confortável e atraente, ajudam a destacar pontos estratégicos, promover o logotipo e chamar atenção de vitrines, por exemplo.

Também utilizados para fechamento de embalagens, correspondências e identificação em crachás de eventos e visitantes, as etiquetas adesivas podem ser facilmente personalizadas através de impressão em papel ou vinil adesivo.

Embalagens Promocionais

Sem dúvida, as embalagens personalizadas são um dos principais itens que despertam o desejo e ao mesmo tempo cumprem a função de divulgar uma marca da sua empresa. O primeiro impacto pode ser extremamente positivo e, por isso, utilizar embalagens promocionais ajuda a tornar um produto exclusivo e desejado.

Como forma de personalização de embalagens, é possível criar texturas, utilizar materiais diferenciados como couro, tecidos e metais para aplicações e outras maneiras de deixá-las “a cara” da marca.

Embalagens promocionais também podem ser utilizadas como brindes, dependendo da funcionalidade, e reutilizadas como itens decorativos e utilitários. Em alguns casos, como no lançamento de uma nova linha de produtos, é necessário redesenhar as embalagens já utilizadas pela sua marca.

Press Kit

Este tipo de material de comunicação corporativa também tem seu lugar quando o assunto é marketing promocional. Os press kits são materiais sobre a empresa ou produto, destinados à veículos de imprensa e formadores de opinião com o objetivo de conquistar espaço em diferentes tipos de mídia, como rádio, TV, jornais e revistas, redes sociais, sites, blogs e outros.

Esse tipo de material pode ter formatos digital ou impresso e conter, além do release, materiais gráficos para press kit, brindes em geral e amostras grátis de produtos personalizados com a marca da empresa.

Outros materiais para PDV

Além dos itens promocionais que você conferiu até aqui, os materiais para ponto de venda também podem (e devem!) ser utilizados como aliados do marketing promocional. Os materiais de PDV têm como função principal garantir que a experiência de clientes em lojas de roupas, supermercados, cafés, lanchonetes e outros negócios seja a melhor possível.

Para isso, além de sinalizar cada ponto, esse tipo de material deve ser coerente com a identidade visual, desde a fachada até as embalagens de produtos. Isso é possível graças ao design no PDV, que orienta o planejamento e a fabricação de todos esses tipos de materiais.

Displays

Comumente utilizados para acomodar produtos próximos ao caixa, o formato display no PDV funciona como um atrativo personalizado para conquistar a atenção do cliente. Tanto os materiais para fabricação (metal, acrílico, papelão) quando os formatos podem ser explorados de diversas maneiras. É importante sempre deixar a marca em evidência e fazer um melhor aproveitamento do espaço.

Testeiras

Principal material para sinalização de gôndolas e prateleiras em geral, as testeiras podem ser utilizadas também com o objetivo promocional, destacando novidades, preços e vantagens de produtos, além da marca em questão, afinal, estarão em geral na altura dos olhos do consumidor. As testeiras podem ser fabricadas em material flexível, podem ser fixadas com braços laterais e, por isso, são facilmente adaptadas.

Stopper

Muito comuns em lojas e supermercados, o stopper é uma ferramenta publicitária poderosa utilizada também para sinalização de prateleiras, instalado na altura dos olhos na perpendicular, causando a impressão que está “saltando para fora”.

O stopper funciona como um pop up que chama a atenção das pessoas para o produto, sinalizando sua presença na prateleira. Por isso, suas dimensões podem variar entre 20 a 40 centímetros de altura X 15 de largura. Também podem ser instalados em cima de telas de computadores.

Wobbler

O wobbler, apesar do nome complicado, nada mais é do que uma circunferência presa a prateleiras e gôndolas por uma haste de plástico e, assim como o stopper, tem como objetivo chamar a atenção do consumidor. Além de anunciar promoções e outras vantagens para a aquisição de produtos, o wobbler pode ser utilizado para anunciar novidades sobre a sua marca. As dimensões do wobbler estão em torno de 200 x 200 mm, para não afetar a circulação nos espaços onde está instalado.

Tags

Originalmente utilizadas como marcadores de preços, tamanhos e informações sobre produtos, essa espécie de etiqueta também pode assumir o formato de tag promocional e conter informações contando a história da marca, origem do produto ou mesmo personalizadas para lançamentos de produtos diferenciados.

As tags olfativas personalizadas com diferentes aromas, por exemplo, podem ser utilizadas para promover uma experiência de sentidos nos clientes. Os chaveiros tag são um outro formato que pode ser oferecido como brinde e que se torna um acessório, sendo fabricado em materiais emborrachados ou em metais.

Porta Take One

Como o próprio nome sugere, o “pegue um” pode ser utilizado em balcões, mesas e outras áreas de fácil acesso dos consumidores para retirada de folhetos e flyers com mais informações sobre produtos e eventos, por exemplo.

Totens

A área disponível para personalização deste tipo de material é vantajoso, pois permite maior liberdade de criação e funcionalidades diferentes. O totem dobrável auto montável, de papelão ou PVC por exemplo, podem assumir o formato de pessoas em tamanho real ou modelo menores, para utilização em balcões. Pela sua praticidade, são para reforçar a marca no PDV e gerar impacto.

Em sua versão tecnológica, os totens de chão com telas touchscreen podem ser utilizados para interação de clientes no interior da loja, consulta de informações sobre produtos ou para cadastro em promoções e ofertas

Postais

Receber um cartão postal provoca uma sensação nostálgica e de carinho em quem recebe. Que tal oferecê-los como brindes a quem visita a sua loja ou adquire um produto?

Fabricados em papel couchê ou mesmo papel reciclado, esse tipo de material promocional contribui para uma lembrança pessoal e ao mesmo para tornar sua marca reconhecida, podendo ser personalizado com fotos, mensagens motivadoras e outros elementos.

Materiais promocionais para eventos

Abertos ou realizados internamente, ações de trade marketing, conferências, palestras, congressos, seminários, treinamentos ou lançamentos. Seja qual for público ou finalidade, os materiais promocionais para eventos tem papel fundamental para visibilidade nos acontecimentos caracterizados por ter dia e hora marcada para acontecer.

Em dúvidas de qual escolher? Conheça algumas sugestões, a seguir:

Agendas

Mesmo que seja cada vez mais comum utilizar a agenda do celular, as agendas de papel ainda tem seu lugar cativo para algumas pessoas. Além de úteis, podem ter diversos formatos e são uma ótima opção para quem deseja alcançar um público que não abre mão de anotar seu compromissos no papel. São diversos os tipos de encadernação, em espiral ou costurada, capas de couro, tecido ou PVC, e personalização da marca em impressão nas páginas ou na capa, em baixo relevo, etc.

Pastas

De papelão com fechamento em elástico ou em plástico com fechamento por zíper, as pastas são itens personalizáveis que podem ser utilizados para promover a sua marca no evento. Junto às sacolas personalizadas com a identidade do evento, se tornam verdadeiros souvenirs, além da utilidade posterior para os participantes.

Balcão promocional

Comuns em ações de marketing, os balcões promocionais são utilizados para atendimento e interação com o público. Sua personalização de forma criativa garante a atração do público para provar ou experimentar um produto em lançamento, preencher um cadastro ou mesmo tirar dúvidas sobre o evento. A estrutura vai depender do tamanho do evento e dimensões do espaço onde será realizado. De qualquer forma, é essencial que esse material esteja alinhado a todos os outros disponíveis.

Crachá

O crachá vai além da identificação de participantes e produção, também serve como importante instrumento de network e identificação do evento. Deve seguir a identidade visual e, em alguns casos, pode conter logo dos patrocinadores e QR code para acesso ao site do evento/marca. O ideal é que seja o material seja flexível e impermeável, com espaço suficiente para etiquetas de identificação.

Backdrop

Também conhecido como Painel Pantográfico ou Display Pop Up, o backdrop é utilizado como painel para fotos dos participantes e de cobertura da imprensa em feiras, lançamentos, congressos e outros. Pode ser tanto em formato impresso ou em painéis de LED, sendo essencial que a marca esteja em destaque e visível nas fotos tiradas, sendo imprescindível evitar reflexos neste caso.

Conclusão

Divulgar uma marca pode não ser uma tarefa fácil, mas com auxílio de materiais promocionais de qualidade alinhados às estratégias de marketing, o retorno sobre o investimento será recompensado.

Como você viu até aqui, a identidade visual dá forma a sua marca e a ausência dela pode prejudicar o reconhecimento do público e a credibilidade no mercado.

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