Por que ter uma estratégia de branding para sua empresa?

Por que ter uma estratégia de branding para sua empresa?

Um gestor ou gerente que se pergunte “por que ter uma estratégia de branding?” está indo no caminho certo para o empreendimento. Esse é um fator determinante para o sucesso de um negócio no mercado cada vez mais competitivo.

Branding, para quem não sabe, é a criação de um diferencial para a empresa, não apenas na identidade visual mas na identidade como um todo. Estratégia de branding, portanto, é o método responsável por desenvolver, gerir e promover uma marca – ou mesmo recriá-la e reposicioná-la, se for o caso. Entenda os motivos de por que ter uma estratégia de branding agora!

Porque constrói e fortalece a identidade da sua marca

Muitos pensam que a identidade de uma marca é necessariamente seu logotipo e suas cores. Isso é apenas uma fração, na qual só se pode chegar depois de entender quais são os valores, qual o tom e quais os objetivos da marca. Uma boa estratégia de branding vai descobrir todos esses pontos, possibilitando a criação de uma marca muito mais sólida e diferenciada.

Se você observa milhares de pequenas e médias empresas e percebe que elas se comunicam sempre da mesma forma, por que os clientes escolheriam uma ao invés da outra? Para se destacar, é preciso mudar também por dentro.

Porque aumenta a credibilidade no mercado

Há mais motivos por que ter uma estratégia de branding do que apenas a questão do destaque por si só; a credibilidade também é um fator importantíssimo na escolha dos consumidores. Principalmente se eles nunca ouviram falar da sua empresa antes! Se as pessoas não encontrarem nada que demonstre comprometimento, segurança e confiança, elas não terão razões para investir em você e não naquela multinacional conhecida.

O branding ajuda a construir essa credibilidade que você tanto precisa. Uma marca sólida demonstra ser forte, e o público se sente bem para experimentar seu produto ou serviço sem o medo de estar jogando seu dinheiro fora.

Porque atrai e fideliza clientes

A credibilidade mencionada já é um grande motivo pelo qual os novos clientes chegam, e pelo qual eles ficam. Mas não é só isso que atrai e fideliza o público: os valores transmitidos pela marca desempenham um papel fundamental na relação entre ela e o consumidor final.

Esses valores sustentam a reputação da empresa e, consequentemente, a reputação de quem consome dela. Ninguém quer apoiar algo no qual não concorda, e todos preferem interagir com empresas de valores definidos e claros. Os resultados são o crescimento das vendas, é claro, já que os lucros seguirão o aumento da fidelização.

Porque otimiza o marketing

Por fim, outra razão por que ter uma estratégia de branding é o quanto isso influencia nos resultados do marketing. Veja bem, se os valores estão certos, as atitudes internas estão alinhadas e o público-alvo foi identificado, fica muito mais fácil trabalhar com ações específicas que combinem com todas essas definições.

Tanto o planejamento quanto a execução das ações de marketing estarão muito mais assertivas e bem elaboradas se elas estiverem de acordo com o restante da empresa. Na hora de desenvolver a identidade visual, por exemplo, haverá muito mais coesão, e uma identidade visual bem aplicada fortalece a marca.

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