Por que investir em comunicação visual na sua empresa?

Por que investir em comunicação visual na sua empresa?

Se você quer ter uma resposta definitiva sobre porque investir em comunicação visual, pense na maçã da Apple. Pense em que valores aquele símbolo remete. Você irá, automaticamente, pensar em inovação, alto desempenho, tecnologia e alto padrão de atendimento em vendas.

Qual a mais famosa rede de fast food do mundo?

Essa é fácil. Se você pensar em McDonald’s, imediatamente, mesmo que não seja fã, virão à sua mente a imagem do logotipo, das lojas e dos uniformes dos atendentes.

A marca não define os valores de uma empresa, mas os descreve em nossas mentes. A comunicação visual serve para isso. O objetivo é ajudar a tatuar a marca em nossa lembrança, com o objetivo principal de fazer com que sempre que nós pensamos em fazer uma refeição rápida a ideia de McDonald’s venha à cabeça.

Imagine uma empresa que lhe oferece uma experiência de compra maravilhosa, mas não oferece elementos visuais que ajudem sua mente a lembrá-la e ficará fácil entender porque investir em comunicação visual é tão importante.

O que é comunicação visual

Você espera que a sua empresa se comunique com seus clientes e é recomendável que isso aconteça com frequência, porque ele vai, em algum momento, precisar dos produtos que você criou para ele.

A comunicação visual é toda interação que se dá com esses clientes por meio de códigos visuais. Pessoas são atraídas no shopping por uma vitrine bem elaborada, que, ao mesmo tempo, chame atenção e consiga comunicar de forma satisfatória o tom e o estilo da marca.

Se você entra num e-commerce, as imagens do produto vão ajudar você na decisão de compra. Em cada material de papelaria, você irá comunicar a personalidade de sua empresa através do logotipo, do design e das cores.

O importante é que a comunicação visual da sua empresa contemple a integridade da marca, comunique sua identidade visual, de modo que ela possa se tornar uma imagem na mente de seus clientes.

Por que investir em comunicação visual?

Repare que quando falamos de vitrines, vídeos, imagens e até mesmo materiais publicitários com muito conteúdo de texto, o primeiro contato do cliente é visual.

Como já foi observado acima, antes de entrar numa loja, o cliente é impactado pela vitrine. A comunicação visual é tão importante que alguns pequenos erros podem comprometer todo o resultado do negócio, muitas vezes por excesso. É só pensar na fachada exageradamente suntuosa, de um restaurante que se presume popular. O público não vai entrar porque a comunicação visual está equivocada, não é adequada àquele público.

Por que investir em comunicação visual? Porque ela serve para dizer quem você é. Isso acontece até na hora de se vestir.

Crie uma identidade visual para a sua empresa, que seja elaborada por profissionais qualificados, e ela vai ajudar a contar sobre sua marca, para quem ela foi feita, quais os valores intrínsecos, como há uma afinidade entre ela e as pessoas que pretende cativar.

Lembrando que cativar é fidelizar e a identidade visual registra na mente das pessoas as experiências cativantes. Se elas conseguem facilmente identificar sua marca através da identidade visual, é de sua empresa que elas irão lembrar quando vier a necessidade do que você tem a oferecer.

O que levar em consideração ao fazer uma comunicação visual?

Como foi abordado, o primeiro passo é entender por que investir em comunicação visual é uma coisa séria, que precisa ser feita por profissionais.

É preciso conhecer o cliente, criar um posicionamento em função dos valores que sua empresa pretende entregar a esse cliente e, na hora de criar a identidade visual, ela deve expressar esses valores, pois é assim que você vai atraí-los e é isso que vai ajudá-los a guardar sua marca.

É onde entra o design, que deverá estar presente em todos os canais de interação com seus clientes.

As cores, as formas e o estilo da comunicação visual precisam descrever adequadamente sua marca, precisam contar a história dela e dizer as pessoas certas que você tem algo de valor a entregar a elas.

Ficou claro por que investir em comunicação visual é tão importante? Então confira nosso artigo sobre como criar uma identidade visual forte para sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *