Por que fazer embalagens personalizadas para produtos?

Por que fazer embalagens personalizadas para produtos?

A embalagem de qualquer produto tem como função principal o transporte de seu conteúdo de maneira eficaz e protegida, mas também pode (e deve) ser muito mais do que isso. Embalagens são meios de comunicação com o público, prontas para oferecer informações necessárias e outras que contribuem para a relação entre o consumidor e a marca.

Portanto, ao se perguntar por que fazer embalagens personalizadas, você deve compreender que a resposta reside tanto na usabilidade delas quanto no propósito de divulgação. É uma estratégia de marketing seguramente essencial para negócios em qualquer setor. Descubra por que fazer embalagens personalizadas a seguir!

Agrega valor a sua marca e ao seu produto

Muitas vezes, a embalagem de um produto pode ser tão importante quanto ele próprio. Há uma enorme diferença entre receber um pacote sem graça dos Correios, sem qualquer indicativo do que se trata, e um pacote cuja marca já vem estampada logo de cara, não acha?

Um ótimo exemplo é o uso das caixinhas personalizadas da Tiffany & Co. A joalheria é famosa e suas jóias são muito valorizadas, mas a caixa na qual elas chegam fazem parte de toda a experiência em adquirir seus produtos. Portanto, o valor da marca e do produto em si são bastante influenciados pela embalagem.

Causa uma excelente primeira impressão

Assim que o consumidor vê a embalagem, ele já forma uma impressão sobre aquela marca. Se achar que o design está desagradável, ou mesmo não funcional, ele automaticamente pensará pouco da empresa que produziu aquele produto. Por outro lado, se gostar, ele pode chegar a ser convencido a adquiri-lo unicamente por conta da embalagem.

Há ainda aquelas embalagens que acabam se tornando itens de coleção para muitas pessoas, ou que podem ser usadas de outras maneiras. Sacolas personalizadas, latas decoradas e afins são um ótimo exemplo. Só isso já é uma ótima justificativa para o porquê fazer embalagens personalizadas!

Aumenta o potencial do marketing da sua marca

Sabe o que falamos sobre a experiência de adquirir um produto? Sublinhe a palavra “experiência” a partir de agora. É aí que entram as melhores campanhas de marketing. Embalagens personalizadas não só ajudam na divulgação da marca, tornando-a mais conhecida, como também otimizam seus recursos.

Você pode usá-la para reforçar alguma campanha que já está em curso, ou para expor seus outros canais de comunicação, por exemplo. Além disso, o ato de tirar o produto da embalagem é uma experiência por si só, conhecida como unboxing. A Apple é campeã nesse aspecto, com embalagens tão populares quanto os próprios produtos.

Torna seus produtos únicos

Não tem como terminar uma lista sobre o porquê fazer embalagens personalizadas sem dizer o óbvio: destaque! Uma embalagem única torna o produto único também. Isso se traduz em uma distinção dos concorrentes.

É claro que para chegar nesse resultado (e em todos os outros já citados), a embalagem deve ser desenvolvida com bastante apuro estético, por especialistas em design gráfico. A identidade visual da marca precisa estar presente por completo, desde a tipografia até as cores, e tudo isso sem que se percam as informações técnicas e obrigatórias. Essas últimas, aliás, devem ser tão objetivas quanto possível.

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