O que é plano de comunicação e como fazer?

O que é plano de comunicação e como fazer?

Para entender o que é plano de comunicação, primeiro é preciso entender por que as empresas precisam usar a comunicação. Todas empresas têm um plano de negócios, que inclui um objetivo e metas. O plano de comunicação segue essa mesma estrutura, sendo um planejamento de todos os itens de comunicação para atender algum objetivo.

Os objetivos de comunicação são variados, entre a necessidade de criar anúncios ou reforçar a marca em diferentes mídias, e o plano pode ser atualizado a cada ano ou semestre. Veja nos próximos tópico o que é plano de comunicação, como definir os objetivos e como aplicá-lo em sua empresa.

Objetivos de comunicação

São eles que vão definir as melhores estratégias do plano de comunicação e as tarefas para alcançá-lo. Alguns possíveis objetivos de comunicação para empresas são:

Conquistar mais clientes: seja por estar entrando em novos mercados ou por necessidade de vender mais, a conquista de clientes é um possível objetivo, e que exige ações de divulgação e atração;

Destacar da concorrência: objetivo importante em setores com muitos concorrentes, quando é importante se destacar pela qualidade, inovação, etc;

Educar o mercado: objetivo que usa a divulgação e produção de conteúdo educativo para fortalecer a empresa entre parceiros, concorrentes e consumidores;

Apresentar novidades: ponto importante que exige comunicação rápida e por diversas mídias, saindo a frente da concorrência na apresentação de novos produtos.

Como fazer um plano de comunicação?

A partir do objetivo principal podem ser definidas as metas. Os profissionais de comunicação fazem parte do plano de comunicação, e devem estar envolvidos desde o primeiro momento desse planejamento, sejam jornalistas, publicitários, RPs, especialistas em marketing ou comunicação interna, etc.

Um bom plano deve cobrir os problemas de comunicação levantados previamente: a empresa já tem uma identidade visual? Tem peças de comunicação visual? Tem site? Tem perfil nas redes sociais? Precisa fazer anúncios? Tem verba para fazer anúncios? Todos precisam ser analisados neste momento de planejamento, encontrando formas acessíveis de cumprir ou contornar cada ponto.

O próximo passo, então, é definir quais itens, entre as ferramentas de comunicação, a empresa poderá trabalhar: assessoria de imprensa, comunicação interna, endomarketing, design, atendimento ao cliente, publicidade, social media, marketing digital, etc. Cada modelo de negócio vai ter necessidades específicas, dependendo também de seu tamanho e seu público.

Por fim, é essencial definir um orçamento para todas estas ações e um prazo para implantação e análise de resultados delas.

Ferramentas de comunicação

Como falado no tópico anterior, as ferramentas dentro do plano vão variar com as necessidades de cada empresa. É importante dedicar profissionais específicos em cada item, nem que seja de forma terceirizada.

Abaixo, a descrição de quatro grandes pontos para consideração no plano de comunicação, lembrando que não é necessário se prender a eles e que o mercado constantemente agrega novidades para a comunicação.

Identidade visual: essencial quando a marca ainda não tem logo ou precisa passar por um redesign, garante que a empresa tenha uma imagem definida e possa ser facilmente reconhecida.

Assessoria de imprensa: apesar de trabalhosa, essa estratégia garante bons resultados entre o mercado e os consumidores por “dar” o valor da imprensa ao produto ou empresa;

Marketing digital: importante para empresas com público usuário da internet, engloba redes sociais, marketing de busca, anúncios personalizados e outros pontos que ajudam a atrair clientes e fechar vendas online;

Comunicação interna: item importante para empresas com um número significante de funcionários, alinhando valores e novidades entre todos setores da companhia.

Agora que você sabe o que é plano de comunicação, saiba também quais são os melhores materiais de comunicação para sua empresa.

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