O que é mockup?

O que é mockup?

A grande maioria das estratégias de comunicação, sejam internas ou externas, vão precisar de peças de design. Para entregar esses materiais, entra a figura do designer, que pode aplicar a identidade visual e outros itens em peças gráficas ou digitais.

O que acontece, muitas vezes, é que os demais profissionais de comunicação não conseguem visualizar o que será feito ou projetado no design. Felizmente, existem formas virtuais que facilitam essa pré visualização.

O próprio designer deve se atentar a essa necessidade de conhecer um projeto antes de sua execução. Para isso, é necessário entender o que é mockup.

Entenda agora qual é a função do mockup e sua importância nas estratégias de comunicação.

O que é mockup?

Um mockup é a representação digital de uma peça de papelaria, um produto ou outro item, normalmente em tamanho natural ou em escala maior. Muitas vezes, mockups de aplicação de uma marca já estão inseridos no Manual de Identidade Visual.

Os mockups são produzidos no Photoshop ou outro programa de edição de imagens, sempre com o objetivo de apresentar a “cara” final de um material: cartão de visitas, embalagens, uniforme, material de papelaria ou site.

Essas representações digitais normalmente servem de guia para que o designer ou outro representante da comunicação consigam aprovação para encomendar ou lançar uma peça. Também servem de referência para gráficas ou fábricas que produzirão o item.

Mockup também se refere a uma representação física, também chamada de protótipo. Podem ser construídos cenários, imóveis em menor escala e produtos em maior escala para facilitar na criação de peças de comunicação (principalmente com a fotografia) e a visualização dos clientes.

Ao fazer uma representação de um site ou aplicativo, o mockup também pode ser utilizado, mas é posterior a outro “rascunho”: o wireframe. Confira no próximo tópico as diferenças (ou semelhanças) entre mockup, wireframe e outros termos.

Diferença entre mockup, maquete, wireframe e protótipo

O mockup, quando físico, é a mesma coisa que a maquete. Porém, maquete é um termo mais comumente usado na arquitetura.

Fazer a maquete de um projeto arquitetônico, por exemplo, exige um cuidado especial com as escalas, os materiais usados e em fazer as representações mais fiéis possíveis. A resistência é outro ponto importante, já que, provavelmente, esta maquete passará um bom tempo em exposição.

Já um wireframe é o rascunho inicial de um site ou outra plataforma digital. Ele tem baixa fidelidade ao design, disponibilizando um esqueleto (ou grid) da página final, sem o uso de fotos ou imagens manipuladas.

Os protótipos são mais avançados, conseguem simular o produto final e até algumas de suas funcionalidades, servindo para os primeiros testes.

Quando criar um mockup?

Elaborar um mockup é super importante para evitar gastos e erros de produção em materiais gráficos. Eles são necessários antes da encomenda ou execução das peças, recebendo a aprovação do responsável pela estratégia de comunicação.

Os mockups podem ser definidos desde o Manual de Identidade ou serem criados conforme a necessidade da marca, atendendo diferentes setores de uma empresa.

Agora que você sabe o que é mockup, conheça 5 tipos para serem incluídos no projeto de identidade visual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *