O que é manual de identidade visual e o que ele faz

O que é manual de identidade visual e o que ele faz

Neste texto trataremos sobre o que é manual de identidade visual. Para começar, podemos perceber que muita gente não sabe o quanto é importante definir a forma como a sua marca deve ou não ser padronizada e apresentada em cada peça publicitária. Você já se perguntou por que a Coca-Cola tem sempre aquele padrão de logotipo? Usa sempre as mesmas cores e letras? Já reparou como a mesma coisa ocorre com o McDonalds? E o que falar de empresas como Bradesco, Apple, LG, Google e outras?

Perceba que tais empresas adotaram um sistema de apresentação de cores e letras que talvez só de bater o olho, seja fácil reconhecê-las e identificá-las. Isso faz parte do manual de identidade visual, que tem por objetivo padronizar a marca para destacá-la frente aos concorrentes.

Vejamos mais sobre o que é manual de identidade visual e o que o compõe:

O que é Manual de Identidade Visual?

Trata-se de um documento criado para guiar todos os materiais gráficos elaborados para a empresa. Esse documento traz consigo um conjunto de informações e diretrizes que ditam as formas como a empresa se apresentará no mercado com o seu o logo, ícone, título, cores e tipografia adequada.

Além disso, o manual de identidade visual define também como a marca não deve ser utilizada, por exemplo, as cores diferentes que podem ou não ser aplicadas dependendo da plataforma; as letras que não “casam” com o conceito da empresa, ícones que jamais devem ser modificados, dentre outras informações pertinentes.

Um exemplo: a Apple tem como ícone a maçã mordida. Independente de o nome aparecer junto ou não, identificamos a empresa em qualquer peça por causa dessa maçã. Durante um bom tempo, a maçã com um arco-íris em seu interior, representou não apenas a marca e suas inovações como o “início de uma nova era”, como também as ambições da empresa frente a um mercado ansioso por novidades e mudanças.

Dessa forma, o manual ajudou a posicionar a empresa nesse mercado e destacar seus objetivos diante do público-alvo.

O que o manual de identidade visual faz?

Para entender o que é manual de identidade visual, precisamos também saber o que ele faz. Ele é um documento tão importante, que muitas empresas simplesmente não conseguem impactar o seu público pela falta dele. Ou seja, ele é um dos primeiro passos a ser dado, na hora de traçar estratégias que possam atrair consumidores.

Se uma empresa vai vender roupas a um público infantil, criar um logotipo em linhas retas, com letras difíceis de ler e com cores muito sóbrias pode ser um erro. Não cria vínculo com o público a que se destina vender as roupas, chamar a atenção, emocionar.

Esse é o dever do manual de identidade visual: identificar os principais elementos que deverão ser automaticamente vinculados ao seu público, representando seus gostos e necessidades.

Quem precisa de um manual de identidade visual?

Todo e qualquer empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande. Desde o primeiro momento em que se propuser a criar um produto/serviço para oferecê-lo a um grupo de pessoas, deve-se pensar em um bom nome e como apresentá-lo a essas pessoas.

O manual é um guia para orientar o uso e a divulgação de sua identidade e faz com que você saiba como e quando utilizá-la da melhor maneira para trazer bons retornos para o seu negócio.

Como criar um manual de identidade visual?

Primeiramente é preciso definir como a sua empresa é vista pelo cliente. Qual o logotipo utilizado, e as cores principais. Esse padrão deve ser estabelecido como o principal a ser usado em qualquer trabalho de mídia, seja impresso, online ou televisivo. Isso é importante, pois ajuda a definir desde o tipo de letra (fonte) utilizada no logotipo, até as cores selecionadas que mais ajudam a destacá-lo.

Esse padrão serve para direcionar o departamento de marketing e propaganda na hora de preparar suas campanhas a cada objetivo. O resultado é que o cliente certamente “gravará” mais rápido a sua marca na cabeça, ao passo de apenas identificá-las por cores ou fontes.

O manual de identidade visual normalmente é criado pelo designer que elabora sua identidade e sua logo, organizando todas as informações necessárias para que eles sejam eficientes. Um profissional faz bastante diferença nesse processo e, por isso, contratar uma boa agência é fundamental. Saiba mais sobre o assunto aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *