O que é Design Editorial?

O que é Design Editorial?

Antes de entender o que é design editorial, vamos falar um pouco sobre o Design enquanto área de conhecimento. A criação é uma das bases do design e tem como objetivo principal apresentar soluções para problemas, independente da sua natureza.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o design não é responsável apenas pela parte visual e estética das coisas, ele também dá conta de outros aspectos como a comunicação, inovação e estratégias de negócio.

Uma das funções do design é materializar uma imagem positiva e confiável. Tratando-se de uma empresa, essa percepção se dá através da identidade visual, ou seja, das representações gráficas de valores e objetivos da mensagem para o seu público alvo.

Sendo assim, o design gráfico se torna o responsável por organizar, planejar e aplicar o conjunto de elementos visuais que fazem parte dessa identidade que pode ser impressa ou digital.

Afinal, o que é design editorial?

Entendido o que é o design gráfico, fica mais fácil entender o que é design editorial. Trata-se da adequação visual através dos elementos do design como alinhamento, fontes, cores, tipografia, por exemplo, a um padrão editorial de textos e informações.

Isso significa que para organizar o conteúdo é necessário seguir regras e padrões visuais para que a mensagem seja efetivamente transmitida ao leitor, levando em consideração a forma estética para hierarquização e destaque de informações.

Nesse sentido, o design gráfico editorial preza pela forma objetiva e ao mesmo tempo criativa na paginação , ou seja, no dimensionamento do conteúdo em publicações que podem ser impressas ou digitais, tais como revistas, livros, jornais, e-books, blogs e etc.

Qual a importância do design editorial?

A experiência visual é uma das formas com que o ser humano enxerga o valor das coisas no mundo e isso vale para a identidade visual de empresa. A forma com que ela é expressa através dos elementos gráficos diz ao público alvo quais são seus posicionamentos e agrega valor ao status de uma marca.

Dessa forma, o design editorial é responsável pela imagem institucional e como ela será apresentada ao seu público, garantindo que estejam alinhados aos seus público externo e interno, sejam clientes, imprensa, fornecedores, parceiros, funcionários e sociedade em geral.

Design editorial x Design gráfico: qual a diferença?

Como você percebeu até aqui, quando falamos em soluções para comunicação, a padronização é um elemento essencial para compreensão de uma mensagem.

Alguns elementos que compõem o design editorial como a dimensão, papel, acabamento, grid ou malha gráfica, tipografia e paleta de cores são de origem no design gráfico. A principal diferença está aí: na forma com que são organizados e onde serão aplicados esses elementos gráficos.

Enquanto o design gráfico é mais amplo e pode ser aplicado a criação de embalagens e rótulos, materiais gráficos de divulgação como panfletos, flyers e banners, o design editorial, em si, tem como foco principal o processo de edição através da diagramação em páginas de revistas, jornais, livros, ebooks, por exemplo.

Como elaborar um projeto de design editorial?

A elaboração de um projeto de design editorial, assim como a elaboração de um projeto de design gráfico, tem seu início em uma pesquisa sobre o perfil do público alvo, sejam leitores de uma revista ou clientes de uma empresa.

Através da hierarquia das informações, o alinhamento do texto, resolução de imagens, o espaçamento entre fontes, por exemplo, é possível traçar quais e como serão os elementos gráficos utilizados, podendo ter alguns toques de tendências, mas lembrando-se sempre de seguir a identidade visual da empresa.

Agora que você já sabe o que é design editorial e como ele pode ser aplicado na sua empresa, conheça nossas dicas de design para diagramação de materiais gráficos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *