O que é comunicação visual?

O que é comunicação visual?

Quando você inicia um novo empreendimento ou pensa em fazer isso você entra em um mundo de novos termos e expressões. Dentre eles, talvez você tenha ouvido falar sobre Comunicação Visual. E o que é Comunicação Visual?

Essa resposta não é recente, nem tem a ver apenas com os negócios. A humanidade vem se comunicando através de imagens ao longo dos séculos, desde antes da palavra escrita ser inventada. É muito mais fácil para as pessoas entenderem conceitos visuais do que escritos, ou mesmo falados. Por isso, quando falamos desse tema, estamos falando sobre uma eficiência comprovada pela história humana.

O que é Comunicação Visual?

O conceito de o que é Comunicação Visual pode ser explicado através de uma fórmula simples. Trata-se de um elemento gráfico (visual) para transmitir uma mensagem. Bem fácil, certo?

Um erro comum é acreditar que o “visual” se aplica apenas a imagens estáticas. Não é verdade! Tudo o que é imagético para as pessoas pode se encaixar nessa definição, incluindo vídeos e tipografias, por exemplo. Textos não fazem parte porque, neste caso, a leitura é obrigatória para a interpretação do leitor. Tudo que pode ser interpretado a partir unicamente da sua apresentação a quem vê, pode fazer parte da Comunicação Visual. Ou seja: fotos, desenhos, ilustrações, vídeos e afins.

O design é a base para a formação da Comunicação Visual. É ele que define o que será passado, e se essa mensagem será transmitida de maneira agradável e correta. O que você vê nas embalagens dos produtos, nos jornais e revistas, nos panfletos, e até na televisão e na internet foi construído por equipes de designers especializados. Em alguns casos, dá até para perceber quando não houve muito profissionalismo, não dá? Um design mal feito é algo que ninguém quer associado à sua empresa ou projeto. O que nos leva a:

 Comunicação Visual das empresas

Pense em uma marca popular. Agora perceba qual foi a primeira imagem que veio à sua mente. Se você pensou, digamos, na Coca-Cola, é quase certo de que o logotipo da mesma tenha surgido em seus pensamentos. Isso porque ela construiu uma imagem tão forte, que quase todas as pessoas a reconhecem sem fazer nenhum esforço. Isso tudo foi graças aos seus investimentos em Comunicação Visual.

Todo o marketing da Coca-Cola foi bem pensado, é claro, e diversas técnicas foram utilizadas para que ela chegasse onde está hoje. Mas de nada adiantaria se sua imagem não fosse condizente com a marca. É isso que o design faz: analisa os valores daquela empresa e os transpõe para o visual.

Ao se perguntar o que é Comunicação Visual empresarial, o mais importante é perceber o quanto ela deve estar alinhada com a marca. Os designers que trabalharem nisso vão levar as qualidades da empresa e seu segmento para o público-alvo. Essa construção só poderá ser feita depois de um estudo minucioso de diversos detalhes, para que a identidade visual seja realmente efetiva.

Muitas empresas pecam ao tentar fazer sua Comunicação Visual de qualquer maneira. Invista nessa área e não se arrependa futuramente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *