Materiais para promover a Cultura Organizacional

Materiais para promover a Cultura Organizacional

Uma empresa sem cultura organizacional pode até funcionar, e esse é o cenário mais comum, mas o alinhamento de equipes, conceitos e objetivos fica falho, o que gera problemas variados. Promover a cultura organizacional é relativamente simples. O primeiro passo, com certeza, é alinhar o que forma a cultura, entre políticas, hierarquia, regras, valores, propósito, etc.

O exemplo deve partir de cima, de forma que o fundador e as diretorias sempre valorizem e respondam de acordo com as definições da cultura. É possível, periodicamente, reavaliar esses pontos e atualizar o que for condizente com novos ares da empresa. Também é interessante promover eventos internos para apresentar a cultura e todas as mudanças que ela sofrer.

Complementando essas ações, é interessante investir em materiais gráficos ou digitais para fazer uma comunicação mais direta com os funcionários. Conheça agora algumas opções de materiais para promover a cultura organizacional.

Mural

Ou jornal mural, é uma peça gráfica com ótimo custo-benefício. O mural tem a vantagem de ser aplicável em diversos ambientes, desde escritórios até o chão de fábrica. Pelo limite de espaço, as informações devem ser sucintas e objetivas, sempre contando com uma boa diagramação e distribuição de textos e imagens de qualidade. É importante que as peças sejam bonitas, convidando o leitor a chegar mais perto e consumir, de fato, o conteúdo do mural.

Esse material pode seguir uma certa periodicidade, dependendo da percepção sobre o público e a rotatividade de notícias. Como uma peça impressa, é importante oferecer um abrigo sobre onde ele será afixado ou investir em proteções acrílicas.

Newsletter

É o canal de contato mais rápido e barato quando o público tem acesso ao e-mail. A newsletter segue uma periodicidade e entrega para o colaborador informações relevantes e até mesmo links para outras páginas, entre notícias, postagens de intranet, possíveis benefícios, uma programação cultural, entre outros.

Deve ser bem diagramada e ainda adequada para visualizar em desktop e em smartphone.

Banners

São materiais gráficos maiores e mais caros, por isso não competem diretamente com o mural, por exemplo. O banner geralmente é feito para campanhas ou eventos mais pontuais, ou ainda para ações que duram mais tempo ou estão previstas para acontecer novamente.

Geralmente impresso em vinil, é importante ter atenção ao design e às informações aplicadas na peça. Os banners, inclusive, são peças de decoração e materiais para treinamentos e campanhas de endomarketing.

Papelaria

Aqui estão inclusos materiais como blocos de anotação, canetas, pastas, agendas, calendários e outras tantas peças gráficas personalizadas. Apesar de não serem os meios mais adequado de comunicação, são elementos sutis para trabalhar a identidade da empresa. Além de logotipo, é interessante incluir slogan ou outra mensagem sempre que houver espaço. Itens de papelaria também podem complementar campanhas, reuniões e treinamentos.

Revista

Uma revista corporativa não é um projeto barato, mas é muito interessante e atrativo considerando todo o significado por trás do item. Como, aqui, se somam custos com produção, diagramação e impressão, é possível apostar nessa mídia apenas em ocasiões especiais, como aniversários da empresa, mudanças na cultura, novas políticas, etc.

O material deve trazer conteúdos relevantes, afinal o investimento é alto e o público precisa receber algo além junto da revista: informação. Edições comemorativas da revista podem, inclusive, ser distribuídas para públicos como os parceiros, investidores, clientes estratégicos e afins.

Promover a cultura organizacional, muitas vezes, vai precisar da combinação de comunicação interna e endomarketing. Saiba como integrar essas estratégias em nosso artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *