Marketing de produto: aprenda como inovar no design de embalagens

Marketing de produto: aprenda como inovar no design de embalagens

O produto que sua empresa comercializa não é apenas uma fonte de renda, mas pode ser também uma maneira de divulgação da marca e dele próprio. Para tanto, é preciso conectar-se ao público. Há um conjunto de estratégias que tem isso como propósito: o marketing de produto!

Com os consumidores ficando cada vez mais exigentes, é preciso trabalhar com várias vertentes do marketing para conquistar e fidelizar o público. O design de embalagens entra como um recurso que ao mesmo tempo mantém a embalagem funcional, e apela para o lado estético e até emocional dos clientes. Confira como inovar o design de embalagens!

Escolha do formato

O formato da embalagem já é o primeiro diferencial que você pode oferecer. Não dá para inovar tanto em todos os casos – isso é algo que depende bastante do produto. Afinal, o “pacote” deve se adaptar ao que o produto necessita. Não podemos esquecer que a funcionalidade ainda é o principal, especialmente para produtos frágeis ou perecíveis.

Mas, mesmo nessas circunstâncias, muitas vezes ainda dá para deixar o formato da embalagem mais interessante do que o comum. Estude maneiras de sair do quadrado ou do oval básico, e invista em um design que dê destaque em relação à concorrência.

Posicionamento dos elementos visuais

Na parte gráfica da coisa, o marketing de produto começa a agir com mais intensidade ainda. Um dos trabalhos de um designer profissional é garantir que todos os elementos visuais de uma peça (seja ela uma embalagem ou qualquer outra) tenham harmonia entre si. Fotos, texto, ícones e informações técnicas, tudo deve ser disposto de modo que não agrida o olhar.

Ao contrário, o posicionamento de todos esses elementos precisa ser agradável e guiar o observador de maneira estratégica. O consumidor deve ver primeiro os dados técnicos ou o nome do produto? Essa impressão é importantíssima e deve ser considerada na composição.

Cores para despertar sensações

Se você procurar rapidamente por “psicologia das cores”, já encontrará com facilidade uma série de artigos e estudos que mostram como as cores nos influenciam e inspiram. Ou seja, é cientificamente provado que elas podem alterar nossas emoções e percepções. Por isso mesmo são de suma importância na composição visual de uma embalagem.

E se o desejo do consumidor é influenciado pelas cores, é melhor não errar, não é? O vermelho, por exemplo, é cheio de energia e estimula a ação rápida. Já o verde relaciona-se à natureza e à sensação de segurança, e o amarelo remete à alegria e ao lazer.

Inovação e profissionalismo

O sucesso do marketing de produto depende muito de como ele está sendo conduzido. Em primeiro lugar, é preciso focar na inovação: o que seu produto (e sua embalagem) traz de diferente? Essa resposta não costuma surgir na ponta da língua. Para descobri-la, vale fazer pesquisa de mercado, pesquisa de materiais, e ainda analisar tendências e meios de fazer inovações sustentáveis.

Tudo isso sem perder a essência da marca, é claro. Parece difícil? O jeito de se dar bem nessa empreitada é com profissionalismo no design das embalagens. Procure por profissionais de qualidade e você terá ótimos resultados em como inovar o design de embalagens!

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