Qual a importância dos materiais promocionais para sua empresa?

Qual a importância dos materiais promocionais para sua empresa?

Estamos na era da internet e do marketing digital, correto? Todavia, muitas empresas ainda investem boa parte da sua propaganda e imagem nos materiais impressos, tais como folders, cartões de visita, banners, cartazes, faixas, copos, canetas etc.

A facilidade de comunicação através dos sites e redes sociais não reduziu o impacto que essas mesmas empresas conseguem ao utilizar os impressos, porém, é preciso cautela e alguns cuidados antes de escolher que tipo de material a sua empresa utilizará e, ainda, qual público irá atingir. A importância dos materiais promocionais está igualmente ligada às ações e resultados de fidelização que você propõe.

Não há mais separação entre esse ou aquele meio. Tudo, hoje em dia, está conectado e interligado, e por isso se dá a importância dos materiais promocionais nessa “selva” de opções publicitárias já que, com o seu material em mãos, o consumidor pode ter uma noção da sua qualidade, como empresa, e aguçar a curiosidade dele para conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho.

O que são materiais promocionais?

São inúmeras as opções de materiais promocionais que a sua empresa ou marca podem explorar. Desde folders, banners, copos ou canetas personalizadas, cartazes, faixas, cartões de visita etc. Cada um agregando de uma forma distinta, mas não menos importante, para atrelar qualidade e fixar o seu negócio neste mercado tão concorrido.

Itens que façam parte do dia-a-dia do seu cliente podem servir para essa estratégia. Por exemplo, um copo tem grandes chances de fazer parte da rotina do seu cliente. Alguns, o utilizarão para tomar as suas bebidas favoritas etc. Já outros o utilizarão como item decorativo no seu barzinho, cozinha etc. Tudo dependerá do designer desse copo que você vai oferecer e de como a sua marca/empresa é apresentada.

Flyers, por exemplo, são muito interessantes quando você agrega a esse tipo de material algum desconto ou condição especial. “Apresente este flyer em nossa loja e ganhe 10% de desconto na sua compra”. Esse é um exemplo de boa utilização de um flyer.

Os cartões de visita são formas interessantes de apresentar os seus serviços e, ainda, mostrar quem é a sua empresa. Apesar de ser considerada uma maneira mais formal, os cartões de visita costumam causar boa impressão entre o seu público, dando uma sensação de mais seriedade no trabalho. Porém, é muito importante ter um material bem apresentável, com design moderno e que cause algum tipo de impacto visual.

Os brindes, por exemplo, o cliente leva-os consigo e ainda podem mostrar para seus parentes e amigos, fazendo propaganda “gratuita” da sua empresa ou serviço. E é dessa forma que é possível conquistar, manter e ampliar o seu público-alvo, que perceberá a sua intenção em agradá-lo da melhor maneira possível e com muito bom gosto.

Por que fazer materiais promocionais?

Cada vez mais as pequenas, médias ou grandes empresas têm notado a diferença de se comunicar com o seu público nas mais diferentes formas. E aqui entra a importância dos materiais promocionais, que encurtam esse caminho e podem aumentar e fidelizar o seu público-alvo.

Até mesmo empresas já consolidadas e marcas mundialmente reconhecidas apelam para esse tipo de divulgação, pois sabem que a fidelização dos clientes é tão importante quanto a captação de novos. E lembre-se: um cliente satisfeito pode falar bem de você para mais 2 ou 3 pessoas. Mas um cliente insatisfeito falará, fatalmente, para mais de 10, e é nesse ponto que entra a qualidade do que é oferecido com a clareza das informações.

Pense de forma estratégica sobre que tipo de material você irá oferecer e qual mensagem você deseja transmitir. Se a sua empresa é nova, qual é o seu público-alvo e que tipo de material promocional você poderia oferecer e que, certamente, chamaria a atenção dessas pessoas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *