Por que fazer cartões de visitas?

Por que fazer cartões de visitas?

Você já visitou uma loja sem a intenção prévia, viu algum produto e se interessou, mas soube que só poderia adquiri-lo outro dia? Ou já fez uma pesquisa de mercado em busca do melhor custo-benefício? Nestas e em muitas outras situações, você provavelmente teria aceitado um cartão de visitas da empresa.

Esse é o grande motivo de porquê fazer cartões de visitas é importante para qualquer negócio. Os clientes em potencial precisam de algo que os faça lembrar daquele momento. Além disso, há ainda muitas outras razões pelas quais os cartões seguem sendo essenciais dentro da estratégia de comunicação visual.

Por que fazer cartões de visitas?

É fácil afirmar que os cartões são importantes, mas de que forma? São vários os motivos pelos quais vale a pena apostar neles. Em época de marketing digital, é natural que alguns empresários e gerentes fiquem receosos com qualquer investimento fora da internet. Mas mesmo que a tela do computador seja fundamental, o tratamento pessoal com o cliente e com colaboradores não perdeu seu impacto. Falhar nessa hora é tão perigoso, se não mais, do que falhar no ambiente digital.

Os cartões de visitas sempre existiram para serem ágeis e profissionais ao mesmo tempo. Mas vamos ser mais específicos no porque fazer cartões de visitas:

– Profissionalismo

O primeiro ponto é a imagem que o cartão passa a quem o recebe. Imagine que um dos vendedores da empresa recebe o pedido de contato, para ser encontrado depois, e precisa anotar em um papel improvisado; ou, pior ainda, precisa pegar o celular para trocar números. Isso passa impressão de desleixo e falta de profissionalismo. O cartão de visitas pode ser retirado rapidamente do bolso sem causar qualquer constrangimento.

– Praticidade

Além de ser mais fácil para você ou para o seu colaborador entregar o cartão, é igualmente fácil para o receptor guardá-lo. Isso é diferente de panfletos, por exemplo, ou outras peças gráficas maiores, que geralmente são amarrotadas dentro dos bolsos. Os cartões de visita cabem no bolso ou na carteira sem amassar, sem ocupar espaço e sem se tornar automaticamente algo indesejado na mão do cliente.

– Oportunidades

Não é só na atuação direta de vendedor-cliente, de comprador-fornecedor ou qualquer outra que os cartões são úteis. Eventos dos mais diversos formatos, feiras, exposições, reuniões e até mesmo confraternizações mais simples ainda são locais passíveis de receberem pessoas de interesse da empresa (e vice-versa). Só lembre de entregar os cartões com cuidado e sem exageros.

Dicas para fazer um cartão de visitas

Não basta apenas entender porque fazer cartões de visitas, mas também é importante saber como fazê-los.

Confira algumas dicas que podem ajudar:

– Papel

O papel escolhido implicará no investimento e na “cara” do cartão. O papel couchê é o mais popular, mas é possível inovar em alguns casos.

– Informações

Decida as informações que deverão constar no cartão. As mais importantes são Nome/Nome da Empresa, Logotipo, Contatos (telefone e e-mail), Site e Endereço.

– Design

O design do corpo do cartão deve seguir a identidade visual da empresa e manter a simplicidade. Uma agência ou profissional normalmente é contratado para esta parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *