Descubra a importância da tipografia para identidade visual de uma empresa

Descubra a importância da tipografia para identidade visual de uma empresa

Talvez o termo “identidade visual” já tenha passado pela sua cabeça algumas vezes enquanto você pensava em como construir uma boa imagem para sua empresa. Se não passou, deveria! O design é uma ferramenta imprescindível para que os valores, a visão e a missão do empreendimento ganhem corpo, dando o impacto que a marca precisa para atingir o público.

Dentre os diversos métodos utilizados no design para isso, um dos pilares é a tipografia – o design do texto. Você sabe qual a real importância da tipografia para identidade visual de uma empresa? Se não sabe, é agora mesmo que vai aprender!

Público alvo: conquiste a imagem ideal

O ponto mais fundamental na mensagem que você quer passar sobre sua empresa é para quem essa mensagem está sendo direcionada. Não há negócio algum sem um público alvo, por mais variado que ele possa parecer. A identidade visual deve ser construída com base no estudo desses clientes, para atrair as pessoas que realmente têm interesse no que a empresa pode oferecer.

No caso da tipografia, podemos mencionar o lettering. É como uma arte que cria letras com finalidades específicas. Aqui, estamos falando de conversar com seu público; portanto, a finalidade pode ser a criação de um logotipo, por exemplo!

Leitura e legibilidade da marca

É claro que as letras e o design feito para elas devem ser bonitos e atraentes, mas elas também precisam ser legíveis! Procure na internet e você vai encontrar vários erros de marcas que não souberam escolher bem a tipo e, no fim, ninguém conseguiu identificar qual era a marca afinal. A importância da tipografia para identidade visual de uma empresa inclui o fato de que os elementos visuais estejam claros e coesos!

Imagine o impacto em ver um logotipo com uma imagem bonita, mas um texto ilegível. Se houver interesse, como agir sobre ele? O texto deve ser atraente e funcional.

Design, profissionalismo e inovação

As inovações que o design vem trazendo para a importância da tipografia para identidade visual de uma empresa são consideráveis. Você não depende apenas das fontes pré-existentes no computador; com o profissional certo, é possível desenvolver algo inteiramente novo para sua empresa. E isso não é pouca coisa!

A tipografia, bem como toda a identidade visual, estarão presentes em todo canto. Mídias online e offline – redes sociais, site, banners, flyers, cartões, panfletos… tudo que tiver relação com o negócio terá agora a mesma cara. Se for uma boa identidade, os resultados se mostrarão na atração de novos clientes, que verão a empresa com segurança e credibilidade.

Por ser um trabalho de tanta importância, é essencial ter um designer para a construção de tudo. Além de ser o profissional que realmente entende a importância da tipografia para identidade visual de uma empresa, é quem possui as técnicas para o lettering e para o desenvolvimento da identidade visual como um todo. Com esse conhecimento em design, ele saberá aplicar suas criações em todas as peças gráficas necessárias, com as devidas alterações para cada uma, enquanto mantém a tipografia atraente, legível e direcionada ao público alvo.

E a tipografia da sua empresa passa a imagem certa? Acesse o nosso blog e descubra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *