Cultura Organizacional: o que é e como promover

Cultura Organizacional: o que é e como promover

Uma empresa não atende aos clientes e, consequentemente, não tem finalidade (lucrativa ou não) se sua cultura não estiver bem definida, organizada e divulgada. A cultura organizacional é um elemento essencial da administração, gestão de pessoas e toda a comunicação de uma empresa.

Sendo que a cultura, no geral, se refere ao que um grupo de pessoas toma como caráter ou comportamento, a cultura de uma organização também parte dessa premissa. Neste artigo, você poderá compreender o que é cultura organizacional, qual a sua importância e como promovê-la.

O que é a cultura organizacional?

Funcionários da Disney, dos parques ou dos estúdios, seguem uma série de comportamentos recomendados para interagir com o público, aumentar a felicidade e a criatividade, além de contribuir com experiências especiais conforme a “magia” da empresa. Tudo isso é promovido e distribuído graças à cultura organizacional, que documenta e estimula quais são os comportamentos esperados de seus colaboradores.

Mas atenção! A cultura não é a mesma coisa que o clima organizacional. O clima de uma empresa é a percepção e avaliação que os funcionários fazem sobre a companhia, considerando relacionamentos, benefícios, políticas, gestão e outros fatores.

A cultura organizacional contempla regras, hierarquias e princípios éticos, além do conjunto essencial de missão, visão e valores.

Como ela é formada?

A base da cultura, que também é chamada de plataforma da marca, é formada junto com as definições de missão, visão e valores, além de posicionamento e propósito da marca. Isso pode partir dos fundadores e gestores, logo no início da empresa, ou então reunir um conjunto de características que surgiram naturalmente durante a operação. A cultura organizacional é relevante não só internamente, mas também para todos os stakeholders de uma marca, a exemplo da própria Disney que atende turistas, crianças, artistas, jornalistas, o governo, etc.

Trabalhar a cultura organizacional melhora o clima, diminui a rotatividade e aumenta o engajamento e a produtividade dos colaboradores, além de alinhar a comunicação e os objetivos de todos setores.

Cultura organizacional e comunicação interna

Sabendo que a cultura alinha a comunicação, esse processo também acontece de forma inversa: a comunicação interna orienta e promove a cultura. Comunicação interna é uma estratégia própria para comunicar novidades, campanhas especiais, entrevistas, comunicados e relatórios e outras possíveis notícias de uma empresa, apenas para seus funcionários.

A comunicação interna se dá por forma de listas de e-mail, intranet, jornal mural, revista corporativa, entre outras mídias. Quando a cultura organizacional já está definida, a comunicação deve estar alinhada a ela e distribuí-la aos colaboradores. Quando a cultura vai ser implementada, as mídias de comunicação interna trabalham para divulgar suas definições, benefícios, diferenciais e outras novidades.

Como a cultura é um guia sobre políticas, linguagem, valores e posicionamento da empresa, toda e qualquer comunicação feita pela empresa precisa ser direcionada por esses fatores. Os funcionários de parques da Disney, novamente, nunca poderão desmontar a magia ao atender o público, sempre entrando na brincadeira.

Como promover a cultura?

A melhor forma de promover a cultura organizacional é combinar os canais de comunicação da empresa com um posicionamento claro e motivador por parte das gerências. É necessário promover encontros e treinamentos para alinhar os hábitos da empresa. Novos funcionários devem ser orientados por colegas e também por manuais da organização.

Como a cultura representa um grupo de pessoas, é necessário engajar todos os níveis de funcionários e dar exemplo positivo. Aproveite para conhecer quais são os melhores materiais para promover a cultura organizacional.

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