Conheça a importância e as funções da embalagem de produto

Conheça a importância e as funções da embalagem de produto

A embalagem de um produto serve a diversos propósitos, que variam de acordo com o produto em si. Não se pode usar a mesma embalagem para um apetrecho eletrônico e para um alimento, por exemplo. Por isso, toda embalagem deve ser bem pensada e desenhada de forma que seja funcional e de qualidade de acordo com o produto específico. Mas a importância e as funções da embalagem de produto vão além da simples conservação e/ou do transporte dos produtos. Ela também é essencial para as estratégias de comunicação e marketing da empresa. Entenda mais sobre todas as funções da embalagem de produto a seguir!

Por que as embalagens são importantes?

As primeiras coisas que vêm à mente quando falamos sobre embalagens é a proteção, conservação e transporte que dependem dela. São papéis básicos e fundamentais, mas não são os únicos.

As embalagens são tão importantes para empresas de todo segmento, que são consideradas parte vital da atividade econômica de um país. Suas características garantem que o consumidor esteja adquirindo um produto seguro para sua saúde, e que seja educado sobre isso antes de comprá-lo.

Portanto, é claro que, ao longo dos anos, as embalagens foram ganhando cada vez mais importância dentro do esquema geral de compra e venda de bens. Pouquíssimos produtos podem ser comercializados sem embalagem, e há regras para as informações contidas nelas, sempre prezando o melhor para o cliente. Além de tudo, as embalagens também são um canal de comunicação direto. Ela pode servir para atrair o cliente e até mesmo para ensiná-lo sobre o uso do produto.

As funções da embalagem de produto

– Proteção
Ao falar sobre a importância e as funções da embalagem de produto, é claro que todas precisam proteger seu conteúdo com eficácia. Cada produto exige um tipo de material e confecção para obter o máximo de proteção e conservação possível.

– Transporte
Toda empresa deve estar atenta à eficiência da embalagem durante os transportes do produto. Além de chegar até a loja, o produto também precisará ser exposto e transportado pelo cliente de maneira prática.

– Comunicação
A comunicação estabelecida com a embalagem é importantíssima para a fixação da marca. A embalagem precisará informar características e uso, mas também estabelecer um contato que passe os valores da empresa. Esta é uma conexão pessoal, feita diretamente no ponto de venda, e que segue sendo feita com o consumidor depois que ele decide depositar confiança no produto. É uma ponte de identificação e, muitas vezes, a razão da decisão de compra.

Além das funções técnicas

Do ponto de vista logístico, a importância e as funções da embalagem de produto no sentido dos seus aspectos técnicos não podem nunca ser perdidos. Entretanto, trabalhar apenas com eles é uma grande perda de oportunidades. As embalagens também podem e devem ser usadas para aumentar a visibilidade do produto, comunicar-se com o consumidor, aumentar a credibilidade da empresa e, como consequência por tudo isso, aumentar as vendas. Embalagens mal projetadas não convencerão o público, e se elas não estabelecerem uma boa comunicação, podem fazer com que um cliente que seria fidelizado acabe perdendo o interesse. Fique atento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *