Como vender um produto? 4 dicas para escolher o ponto de venda ideal

Como vender um produto? 4 dicas para escolher o ponto de venda ideal

A pergunta-chave para qualquer empreendedor, seja do porte que for, é “como vender um produto?”. Depois de alguma pesquisa, ele vai descobrir que há diversos meios de chegar a uma resposta, um dos quais será através do ponto de venda, ou PDV. Daí, surge a próxima pergunta: “como é um ponto de venda ideal”?

Se você chegou até esse questionamento, quer dizer que está no caminho certo. Determinar um ponto de venda ideal é tão importante quanto a qualidade do produto ou ter o preço competitivo. Você precisa de clareza para determinar a escolha do PDV. Conheça algumas dicas que te ajudarão!

Pesquise sobre seu público-alvo

Todas as decisões sobre como vender um produto e como escolher o melhor PDV devem partir do ponto de vista do público-alvo. Descubra o perfil dos seus clientes. Qual é a faixa etária, o gênero, os hábitos, a faixa de renda? Vá pesquisando e anotando todos esses fatores para chegar a um tipo determinado de pessoa que poderia adquirir o seu produto.

Uma boa ideia é criar uma persona, um personagem fictício que represente seu cliente ideal. Assim, fica mais fácil vê-lo como alguém com ideais, desejos e necessidades. Se for o caso, pode haver mais de uma persona.

Faça a escolha de uma boa localização

Agora que você já sabe mais sobre seus clientes em potencial, também sabe os locais por onde eles mais circulam, certo? Então, na hora de decidir por uma localização para o ponto de venda ideal, leve em conta se há bastante movimentação de pessoas – das pessoas certas. Se seu público recebe uma renda x, não adianta colocar o PDV onde só passam pessoas de renda y.

Além disso, observe também a concorrência na região, e veja se há possibilidade de atrair clientela realmente ou se o local já está saturado de produtos ou serviços que concorrem com o seu. Lembre-se, você quer destaque!

Fique atento ao acesso!

Pense não apenas em como vender um produto, mas também em como o cliente terá acesso a ele. Tenha certeza de que o local escolhido para o ponto de venda ideal seja mesmo acessível. Há disponibilidade para estacionar? Está próximo de estações de metrô ou pontos de ônibus?

Algumas acessibilidades são melhores do que outras, se for preciso fazer uma escolha, e isso depende do seu negócio. Uma loja de produtos automobilísticos, por exemplo, é uma loja especializada e pode funcionar bem em vias calmas com pouca movimentação de pedestres. Já uma lanchonete se daria muito melhor perto de pontos de transporte público.

Avalie a concorrência

Você já observou a presença e a influência dos concorrentes no local, mas isso não quer dizer que você deva fugir só porque eles estão lá. Pergunte-se “como vender um produto”, mas também se pergunte como eles estão vendendo o deles.

Analise se a concentração de vários produtos ou serviços pode ser útil para o seu nicho, e mais importante, verifique o visual dos concorrentes. Seu PDV precisa estar tão ou mais atraente do que o deles, para que as pessoas se interessem em conhecer e consumir o seu produto. Desde a fachada até as embalagens devem ter uma harmonia visual que represente a identidade do seu negócio. Assim, o design adequado para sua identidade visual garante com que você tenha destaque e sucesso no seu ponto de venda.

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