Como o design contribui para o Branding de sua empresa?

Como o design contribui para o Branding de sua empresa?

Já parou pra pensar sobre o que as pessoas pensam sobre sua marca? Como seus clientes e concorrentes enxergam o seu negócio? Entender o valor da sua marca é importante para ter sucesso no mercado.

Para isso, ter uma boa estratégia de branding é essencial e, como ferramenta fundamental, o design está presente em toda comunicação visual da empresa. É ele quem dá forma, cor e dimensão à sua marca, harmonizando conceitos e expressão visual definidos pelo planejamento durante o branding.

Saiba como o design contribui para o branding da sua empresa com as dicas que te contamos abaixo!

Te ajuda a entender o universo da sua marca

Abordamos acima a importância do planejamento. Estamos falando, na verdade, de planejamento de marketing, o universo em que se insere o tema deste artigo.

É no planejamento de marketing que estão expostas as diversas variáveis que tornam viável e orientam o negócio da empresa. Cabe a esse planejamento conhecer o mercado, perfil dos fornecedores, oferta de suprimentos, perfil dos consumidores ( anseios, necessidades, valores, tabus, expectativas e tendências), característica e tamanho da concorrência, oportunidade de negócios e ameaças, entre outros aspectos relevantes.

A comunicação é uma disciplina que está absolutamente condicionada por todas essas variáveis e irá se estruturar a partir do posicionamento da empresa, que é a forma como ela pretende ser vista e atuar perante o público que escolheu para atender e a necessidade desse público que pretende satisfazer.

Constrói uma cultura de valores

Para que uma marca seja forte, ela deve conseguir alinhar sua marca a um conjunto de valores presentes em seu público alvo. Outras, mais ousadas, podem desenvolver ou amplificar determinados valores, se tornando, assim, admiradas por seus clientes, elevadas à condição de item e referência.

A identidade visual é um elemento que concorre para fortalecer esses valores. O nome já diz tudo. Repare que as pessoas são mais facilmente reconhecidas na medida que adotam um estilo visual próprio, algo que as diferencie. Isso é identidade visual.

No caso de uma marca, ela é composta de traços, conceitos e cores, que entregam ao mundo uma visão do estilo e dos valores pelos quais a marca deve ser reconhecida.

É a partir desse entendimento que podemos ter uma visão clara de como o design contribui para o Branding.

Invista num bom design para sua empresa

Para se ter ideia da importância do design, uma simples mudança, com adoção de um design mais arrojado, moderno e em harmonia com os valores da marca pode revitalizá-la de forma surpreendente.

Se a identidade visual, como um todo, identifica e distingue a marca e a empresa das demais, o design fortalece essa distinção e amplifica essa identidade.

Vale observar que poucas pessoas possuem uma noção clara do que seja o design. Para se chegar a um logotipo ao redesenho de uma embalagem, é preciso uma série de estudos, que compreendem forma, tipos de letras que serão usadas e cores, porque tudo isso concorre para a percepção que o consumidor terá.

Por isso o design é tão importante dentro do composto promocional e, particularmente, de comunicação. Ele estará presente em tudo: embalagens, propaganda, site, papelaria, lojas, vitrines, etc…

Alguns empresários, gestores e empreendedores percebem o design como gasto. Não, trata-se de investimento. Uma marca bem posicionada na mente do consumidor é um passo gigantesco para o sucesso, ao ponto de consumidores de marcas de prestígio desejarem tanto seus produtos que o preço fica em último plano.

Uma bela experiência com design

Para concluir esse artigo, convidamos o leitor a conhecer o depoimento da empresa Café do Centro, uma marca com mais de 100 anos de mercado, que investiu em design para revitalizar sua marca e alcançou resultados altamente satisfatórios, com aumento das vendas e conquista do mercado internacional.

Conheça também a BST Design, que ajudou a Café do Centro a se reposicionar e se relançar usando o design como poderosa ferramenta de branding.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *