Como fazer um logotipo de qualidade?

Como fazer um logotipo de qualidade?

O logotipo é um dos elementos mais importantes da identidade visual de uma empresa, se não o mais. Ele compacta tudo o que aquele negócio quer passar: sua área, seus valores, sua entonação. Tudo isso é direcionado ao público-alvo. Para descobrir como fazer um logotipo de qualidade é necessária de uma análise minuciosa desses e outros pontos, e deve transmitir confiança e credibilidade.

Se ele conseguir incorporar esses elementos, o resultado será uma relação forte entre a marca e seu público, o que, consequentemente, o levará a adquirir mais de seus produtos ou serviços. Então, agora, que tal descobrir como fazer um logotipo de qualidade?

O que é logotipo?

Em primeiro lugar, é preciso entender exatamente do que estamos falando. Um logotipo é símbolo gráfico, um conceito transposto em uma imagem que representa a principal linha de atuação de uma empresa. É ele que será visto na publicidade, nas embalagens e em tudo mais que estiver vinculado àquela marca. Portanto, é fundamental que ele seja consistente: a empresa será conhecida por ele antes de tudo.

Por exemplo: a Coca-Cola possui um dos logotipos mais famosos do mundo, usado há mais de um século. Ele foi imprescindível para que ela se tornasse a potência comercial que todos nós já conhecemos.

Quais as características de um bom logotipo?

Certas características afetam muito a qualidade de um logotipo. Entre elas:

Ser facilmente reconhecível

O logotipo não pode ser tão genérico a ponto de se confundir com outros. Ele precisa ser único e lembrar exatamente a empresa da qual está se referindo.

 Ser de fácil reprodução em diversos formatos

O logotipo será usado em banners, folhetos, cartões, redes sociais, site e muito mais. Ele deve ser adaptável para todos esses formatos.

Fazer sentido com a marca

É essencial que o logotipo tenha coerência com o que ele está representando. Caso contrário, ele irá apenas confundir os clientes e afastá-los.

Como fazer um logotipo de qualidade?

Além dos pontos já citados, há algumas outras dicas muito úteis que devem ser consideradas ao estudar como fazer um logotipo de qualidade.

Determine o público-alvo

O logotipo vai se comunicar com quem importa para a empresa. Ele tem de ser atrativo para este público, não para todos necessariamente; a segmentação é muito relevante.

Escolha bem os elementos

O formato do logotipo, as imagens utilizadas, os ângulos, a tipografia – tudo influencia na percepção do cliente. É preciso que haja simetria e facilidade de entendimento. Fuja de logotipos que confundem ou levam muito tempo para serem compreendidos.

Escolha bem as cores

As cores são importantíssimas. Cada uma passa uma sensação e, com isso, uma mensagem. Mesmo que seja inconscientemente, o público vai ser afetado pela escolha de cores. É por isso que clínicas médicas costumam usar as cores azul e verde, por exemplo – a ideia é transmitir calma.

Não exagere

Muitas vezes, o melhor de uma ideia é sua simplicidade. A maioria dos logotipos de sucesso são, de certa forma, básicos. Não é preciso muito para mostrar sua empresa se a ideia for boa, e a poluição visual deve sempre ser evitada em qualquer situação.

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