Como fazer um lançamento de produto?

Como fazer um lançamento de produto?

Estratégia essencial para criar reconhecimento de uma marca, o lançamento de produto, está entre as principais ações de uma empresa que deseja apresentar ao mercado seu portfólio.

A decisão de lançar um produto de novidades ou reformulação de uma linha, necessita de um planejamento bem orquestrado para que todo trabalho tenha um retorno positivo e seja rentável.

Desde a pesquisa de mercado até o evento de lançamento, todas as ações das equipes de comunicação, marketing e vendas precisam estar alinhadas aos objetivos da empresa. Descubra, a seguir, como fazer um lançamento de produto de sucesso:

Defina o posicionamento da marca

Independente do nicho de mercado, porte da empresa ou perfil do cliente, a conexão com o consumidor desde a sua atração até a fidelização, são essenciais para criar identificação com um produto ou marca.

Por esse motivo, o investimento na imagem da marca se tornou necessário para empresas que desejam ter alcance e conquistar seu público. O posicionamento, portanto, é uma das maneiras de transmitir e agregar valores essenciais ao produto e, por consequência, influenciar na decisão e preferência de compra.

Diante da concorrência, esse é um fator de diferenciação e destaque para quem deseja lançar um produto e deve estar presente em todo o planejamento.

Crie um plano de vendas

Ferramenta da área comercial, o plano de vendas é uma orientação para definir quais são passos para inserção de um produto no mercado.

Esse plano leva em conta o reconhecimento e segmentação do público alvo, custos e precificação de um produto na prateleira, análise sobre os concorrentes e estratégias de como eles podem ser superados dentre outras variáveis.

Pensando nos custos para lançar um produto, é preciso colocar na ponta do lápis as ações que darão visibilidade e farão com que o consumidor reconheça o seu produto no mercado.

Desenvolva estratégias de marketing

As estratégias de marketing são responsáveis por intermediar a marca e o consumidor final. Além das vendas, o relacionamento com o cliente é de extrema importância nesse momento e influencia diretamente na decisão de compra.

Para ter uma marca forte, é preciso construir uma imagem que sustente o posicionamento e o valor agregado. Na prática, o plano de marketing e comunicação para lançamento de um produto, tem como foco definir quais são os canais de mídia, formatos e linguagem de anúncios, ações no ponto de venda, identidade visual do produto, dentre outras iniciativas que busquem o melhor custo benefício para a empresa.

Invista em embalagens impactantes

Falamos sobre a imagem da marca e nesse quesito a comunicação visual é protagonista. O estímulo sensorial marcante conta muito na experiência do cliente. Também parte das estratégias de marketing, a criação de embalagens inovadoras e atraentes deve estar no check list de um lançamento de produto.

Além das funções de armazenamento e transporte de produtos, as embalagens são uma ferramenta poderosa para criar a conexão com os consumidores. Para isso, é preciso combinar cores, tipografia, ícones, informações do rótulo e outros elementos. Para realizar essa tarefa, confira algumas ideias de design podem ajudar a escolher a embalagem ideal.

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