Como fazer um catálogo de produtos atrativo?

Como fazer um catálogo de produtos atrativo?

A maioria das empresas nasce com a ideia de ofertar não apenas um, mas uma variedade de produtos e/ou serviços. Conforme o tempo passa, é comum que esse número aumente, conforme a demanda cresce. Entretanto, muitos produtos podem enfrentar problemas de visibilidade; ou, ainda, muitos consumidores podem ficar confusos ao procurar pelo que eles querem na sua empresa. Para resolver essas questões, o ideal é investir em um catálogo de produtos. Ele indicará todas as informações que o cliente precisa saber sobre seu produto, e o incentivará a adquiri-lo. Descubra como fazer um catálogo de produtos atrativo a seguir!

O conteúdo é o início de tudo

A ideia do catálogo é, principalmente, vender mais. Para isso, é preciso ter o que vender. O primeiro passo em como fazer um catálogo de produtos atrativo é decidir o que será exposto nele. Organize-se e separe tudo que você precisará: a lista dos produtos/serviços, as informações sobre cada um, imagens e todo conteúdo extra que você achar válido incluir.

Ou seja, se quiser fazer um catálogo que possua a história da empresa, tenha esse material em mãos. Também é interessante que se produza uma introdução. E isso vale inclusive para catálogos digitais, pois passa credibilidade e confiança.

Fotografias são fundamentais

Um dos materiais mais importantes a serem coletados na etapa anterior são as fotografias dos produtos. Elas vão constituir boa parte do catálogo, e darão toda a “cara” dele e do que está sendo vendido. Portanto, invista nelas o quanto for possível. Elas devem ter ótima qualidade técnica (ou seja, terem sido tiradas profissionalmente), e também estética – analise a composição da imagem.

Se você não tiver conhecimento o bastante sobre fotografia, considere contratar um profissional. Eles não só terão o equipamento como também saberão compor a imagem corretamente, com o conteúdo, as formas e as cores em harmonia.

Descrever os produtos de maneira correta

Depois da imagem, a próxima coisa que os clientes verão no catálogo é a descrição do produto/serviço. Ela deve conter todas as informações relevantes, é claro, mas também deve ser objetiva e direta. Ninguém folheia ou acessa um catálogo esperando grandes leituras, mas sim esperando receber dados claros e objetivos sobre o que está lá contido.

Esse é um dos fatores em como fazer um catálogo de produtos atrativo. Descreva-os sucintamente, indicando todos os benefícios e características, e não esqueça de incluir também as informações técnicas. O cliente se sentirá informado, sanará suas dúvidas e se sentirá compelido a adquirir o produto.

A importância do layout

Mais uma dica sobre como fazer um catálogo de produtos atrativo é sobre o layout. Se as fotos são importantes para a demonstração do produto, o layout é importante para a demonstração da empresa em si. De nada adiantam imagens lindas mal posicionadas, escondidas ou poluídas visualmente por conta de um design inadequado.

Para vender mais, você deve agradar visualmente o seu público. No caso das fotos, você talvez até consiga resolver sozinho; mas é bem mais complicado quando se trata de design. O ideal é procurar ajuda profissional de uma agência de design gráfico. Cada elemento, cor, diagramação e posicionamento será pensado visando o seu sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *