Como combinar comunicação interna e endomarketing?

Como combinar comunicação interna e endomarketing?

O relacionamento com o público interno de uma empresa, independente do seu porte ou setor de mercado, reflete diretamente nos números de produtividade e, consequentemente, lucratividade.

Comunicação interna e endomarketing refletem diretamente o posicionamento de mercado de uma empresa são alinhados para promover a cultura organizacional de uma empresa. E como você pode adequar isso a realidade da sua empresa?

Algumas ações são essenciais para conquistar o engajamento dentro e fora do ambiente de trabalho. Para colocá-las em prática, é necessário entender que não é necessário ações que demandem orçamentos faraônicos.

Saiba como combinar comunicação interna e endomarketing para sua empresa, otimizando recursos em busca de resultados mais assertivos. Veja só!

Brand workshops

Eventos como workshops, treinamentos e palestras são exemplos de ações para marketing interno. O feedback de colaboradores é fundamental para alinhar o branding, ou gerenciamento de marca, aos valores transmitidos a eles e por eles a outros públicos .

Eventos motivacionais e brand workshops contribuem para a identificação do público interno aos valores de uma empresa através da marca. Realizando este tipo de ação periodicamente, é possível conquistar um melhor engajamento através da valorização da marca por este público.

Tv Corporativa

A informação sobre o que acontece na empresa é uma das principais ferramentas estratégicas para engajar colaboradores e a tv corporativa é um dos canais efetivos para se comunicar internamente, através de conteúdos em formato audiovisual que estejam alinhados a cultura da empresa.

Esses conteúdos necessariamente precisam ser exibidos em uma tela instalada na empresa. Os vídeos institucionais podem fazer parte de um canal no Youtube e outras rede sociais, por exemplo. O mais importante aqui é a utilização de um canal de comunicação direto, com fácil compreensão e acesso e altamente atrativo.

Rede Social Corporativa

As redes sociais corporativas tem um grande impacto nas ações endomarketing pois tem forte apelo para interação através de postagens, chats e outros recursos multimídia. Alinhadas ao discurso e valores da empresa, elas também podem ser utilizadas como canal de comunicação interna.

Além de ser um espaço de compartilhamento de informações sobre a rotina dos colaboradores da empresa, as redes sociais corporativas contribuem para a redução de ruídos e distorções e integram diferentes setores.

Newsletter corporativa

Newsletter nada mais são do que e-mails que reúnem assuntos de um determinado período e que sejam relevantes a um público. No ambiente corporativo, trata-se de uma ferramenta eficiente para comunicação interna e endomarketing, podendo ser utilizada tanto para campanhas quanto para informativos.

O segredo de uma boa newsletter corporativa é torná-la atrativa, com conteúdos que realmente instiguem com que o seu público interno se interesse em consumir. Nesse sentido, temos a qualidade visual como fator importante e, por isso, todos os elementos devem estar alinhados a identidade visual da empresa.

Materiais gráficos institucionais

Os materiais gráficos para comunicação interna também podem ser utilizados em conjunto com as ações de endomarketing, uma vez que promovem a marca da empresa em sua elaboração.

Sejam eles online ou offline, materiais gráficos institucionais devem conter a identidade visual da empresa e podem assumir diversos formatos como itens de papelaria, banners impressos ou para sites e redes sociais e até mesmo brindes.

Tanto quanto a qualidade de impressão quanto o design desse tipo de peça gráfica merece atenção especial para garantir um material funcional. Conheça o portfólio da BST! Design e veja alguns exemplos de soluções em comunicação corporativa.

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