Como atrair clientes? Conheça 4 estratégias eficientes

Como atrair clientes? Conheça 4 estratégias eficientes

Se você tem um negócio, ou pretende montar um, provavelmente já deve ter se dado conta de que atrair clientes é um dos grandes desafios para fazer a roda girar, entretanto você sabe como fazer isso?

O desafio de descobrir como atrair clientes é quase tão antigo quanto o mundo dos negócios. As empresas se esforçam sistematicamente para ganhar visibilidade para si, sua marca e seus produtos. Trabalham dia e noite para criar valor para os clientes, atraí-los, conquistá-los e fidelizá-los.

Como atrair clientes num ambiente de negócios altamente competitivo? Nesse artigo você vai se deparar com quatro itens que irão ajudá-lo nessa tarefa ao longo da travessia.

Conheça seu Público-Alvo

Quando você pensa em atrair alguém para qualquer situação, qualquer que seja o objetivo, é fundamental que você conheça o comportamento desse alguém, quais os hábitos, como ele reage a determinados estímulos.

No mundo dos negócios é assim. O cliente que você quer atrair é o seu público-alvo. Conhecê-lo é um processo contínuo, que começa na pesquisa de consumidor e deve se aprofundar a partir do estabelecimento de uma relação mais próxima.

Quanto mais você conhece esse público, maior é a possibilidade de envolvê-lo, satisfazê-lo e encantá-lo. Pense que todas as táticas promocionais da sua empresa oferecem possibilidades de aprimorar o conhecimento sobre o seu público-alvo.

Ofereça Inovação

A competição por inovação não é fácil. As empresas inovam o tempo todo e precisam continuar inovando para estar à frente da concorrência.

Para entrar nessa roda da inovação, é preciso que as empresas se estruturem para isso. Estruturas mais horizontais em que os colaboradores detenham um bom grau de autonomia e sejam estimulados a quebrar paradigmas: é o melhor caminho para desenvolver o potencial de inovação.

Inovação não é só tecnologia – é criar formas múltiplas e diferentes de gerar maior valor para os clientes e, assim, atraí-los para a oferta da sua empresa.

Lembre-se disso: o que faz uma empresa inovadora é ter uma cultura inovadora.

Construa um bom relacionamento com seus clientes

Tradicionalmente, o relacionamento começa no momento em que se desenvolve a venda, talvez no primeiro contato visual do cliente com a empresa. Nos dias atuais, com o advento do marketing digital, esse relacionamento começa bem antes da hora da verdade. As empresas prestam serviço aos clientes, que são anteriores e independentes da conclusão da venda.

Tudo isso indica que existe uma consciência de que desenvolver um bom relacionamento com os clientes é uma das chaves para o sucesso. Para isso, é necessário estruturar bons serviços ao longo da jornada do cliente, que não termina na venda, ao contrário, se intensifica.

O cliente satisfeito, envolvido com a empresa, pode se tornar o seu melhor vendedor, mas isso não é de graça.

Invista em materiais promocionais

Os materiais promocionais, usados de forma adequada, podem contribuir bastante para atrair novos clientes.

Em grandes eventos, por exemplo, a distribuição de brindes com o logotipo da empresa ajuda a disseminar a marca e os valores da empresa. Se esse brinde é útil, o cliente vai levá-lo para casa e incorporá-lo ao seu dia a dia, criando um relacionamento com a marca.

No caso da venda corporativa (B2B), a elaboração de um bom material promocional vai muito além de ajudar disseminar a marca. É uma forma de manter a sua empresa sempre na gaveta do decisor da empresa cliente, num tipo de venda que não se resolve rapidamente, pois envolve uma série de variáveis operacionais, financeiras e estratégicas.

Agora que você já sabe como atrair clientes, tente começar a pôr em prática essas dicas e veja o resultado.

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