Aprenda a melhorar suas vendas com os materiais gráficos certos

Aprenda a melhorar suas vendas com os materiais gráficos certos

Materiais gráficos ajudam a melhorar as vendas?

Essa não é uma pergunta tão fácil de responder. É quase a mesma coisa que perguntar se patrocínio ajuda a melhorar as vendas.

Como mensurar o papel de cada variável de marketing e comunicação dentro do contexto do resultado das vendas?

Precisamos ir por um caminho mais seguro, que é o da preocupação com os fatores que reconhecidamente são indicadores de qualidade e eficácia dos materiais gráficos.

O que nos leva, invariavelmente, à integridade da comunicação em seus diversos aspectos, seja a mensagem escrita, seja o design, seja o respeito à identidade visual da marca.

O que nos leva a uma ferramenta chamada plano de comunicação e a outra chamada manual de marca.

O manual de marca contém normas mais técnicas. O plano de comunicação oferece a visão estratégica e orienta desde o desenvolvimento da identidade visual aos canais de comunicação que serão utilizados, tendo com base o posicionamento da marca, o perfil e a distribuição do público-alvo.

Plano de Comunicação

Aprofundando um pouco mais o plano de comunicação, trata-se de um documento abrangente, que deve ser consultado e seguido sempre que houver uma campanha.

O plano de comunicação é estruturado a partir do plano de marketing. Assim como as empresas podem possuir vários planos de marketing para diferentes produtos, também pode possuir vários planos de comunicação para cada um dos produtos.

Não obstante, em qualquer plano de comunicação deve estar o posicionamento da empresa e a identidade visual. Para não ficarmos só na teoria, imagine uma empresa gigantesca, como a Sony, que lança diversos produtos diferentes todo ano.

Cada produto deve ter um plano de comunicação próprio, pois cada um tem seus próprios atributos e características, além de um posicionamento exclusivo e até públicos-alvo diferentes, sem contar que os canais promocionais podem ser diferentes para cada um, mas todos eles possuem algo em comum: são Sony. Logo, a marca deve estar presente na comunicação de todos eles.

Material Promocional

Quando falamos em material promocional, estamos falando de qualquer material que comunique a empresa, sua marca, seus produtos, suas campanhas promocionais e qualquer ação cujo propósito final seja aumentar as vendas. No final das contas, a finalidade do composto promocional é aumentar as vendas. A diferença é a forma como cada um ajuda a promover vendas.

Se você tem um display no ponto de venda, é uma forma de aumentar as vendas diretamente. É uma forma de persuadir o consumidor a comprar.

Um cartão de visitas, por sua vez, também é um material promocional, porque está promovendo vendas de uma forma indireta. Ninguém olha para um cartão de visitas e decide comprar algo, mas as pessoas usam esse material para guardar informações de contato com uma determinada empresa.

Por isso, é importante que um cartão de visita, como qualquer material, seja capaz de identificar a empresa pelos atributos visuais.

Fidelização de clientes

Já é de domínio público que é bem mais barato e lucrativo fidelizar um cliente do que conquistar um, correto? O que muitos não sabem é que o trabalho de promoção deve ser feito junto ao cliente da empresa e que fidelizar o cliente faz parte do esforço promocional.

Como é que promovemos a empresa e a marca ao tornar um cliente fiel?

Ora, primeiro porque ele foi encantado pela empresa, como consequência da entrega de algo que satisfez suas expectativas, com um atendimento que superou essas mesmas expectativas. O que fideliza o cliente é a experiência que a sua empresa proporciona. Logo, cuidar da experiência do cliente é entregar ótimas experiências.

Especificamente no terreno dos materiais promocionais, uma das formas de encantar o cliente, principalmente no pós venda, são os brindes personalizados. É um gesto de valorização, de consideração e atenção, porque ele já comprou e você está se mostrando agradecido e lisonjeado por isso.

De preferência, quando for escolher os brindes, consulte o plano de comunicação para saber quem é o cliente. Assim fica mais fácil agradá-lo.

Quais são os materiais gráficos ideais?

Na verdade, passamos todo o texto respondendo a essa pergunta.

Falamos em display, brindes, cartão de visitas e poderíamos falar de outros, como banners, adesivos, flyers, etc.

Como pode ser observado, os materiais gráficos ideais são aqueles que se alinham à ocasião. Ninguém sairá distribuindo cartões de visitas no meio do shopping center para promover um filme, mas seria adequado colocar banners para chamar a atenção das pessoas.

Em tudo que falamos neste texto, uma coisa é certa, qualquer que seja o material gráfico que você utilizar na sua empresa é preciso que ele seja bem feito e atrativo.

Por isso, o design é fundamental para que você consiga transmitir os valores da sua marca, atraia mais clientes e, consequentemente, melhore suas vendas. Quer entender mais sobre a importância do design na sua comunicação visual? Veja nosso texto sobre como alinhar suas necessidades de comunicação com uma agência.

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