Aprenda como divulgar um produto no ponto de venda

Aprenda como divulgar um produto no ponto de venda

Há mais de um jeito de descobrir como divulgar um produto, mas alguns são mais eficientes que outros. Outros são, principalmente, complementares. Mas, aqui, vamos falar de um local muito importante para o produto: o ponto de venda.

O ponto de venda, ou PDV, é a localização física na qual determinado produto entrará em contato com os clientes, que decidirão (ou não) pela compra. É importante que o empreendedor entenda a importância desse momento: sem ele, não há venda, e para que a venda aconteça, o momento deve ser o melhor possível para o cliente. O que você precisa passar com um bom PDV é boa experiência. Essa experiência se associa ao produto ou produtos em questão, fazendo com que o cliente se lembre deles de maneira positiva caso ela seja satisfatória.

Essa experiência afeta o consumidor através dos sentidos da visão, olfato e audição. Quer entender como usá-los? Confira dicas de como divulgar um produto no ponto de venda.

Ambientação adequada

Quando falamos de PDV, falamos do local como um todo, e não apenas um mostruário ou uma vitrine isoladamente. A ambientação deve ser pensada de acordo com os ideais do design: uma transmissão dos valores da empresa com o intuito de agradar ao público alvo.
Toda a disposição dos móveis, prateleiras e displays tem a ver com a atração exercida no consumidor. As cores, a iluminação e até os sons e cheiros no ambiente afetam a experiência multissensorial. Mas não esqueça de que isso deve ser pontuado com materiais gráficos que reafirmem a sua marca enquanto o cliente absorve tudo.

Organização eficaz

Boa parte de como divulgar um produto no ponto de venda é saber organizá-lo direito. É claro que não pode haver bagunça, mas o tipo de organização vai depender bastante do seu público alvo. As categorias, por exemplo, devem ser dispostas na ordem na qual você gostaria que eles vissem. A altura também deve ser calculada para que eles não precisem ficar em situações desconfortáveis apenas para ver os produtos.

Se você provém acessibilidade às pessoas, elas se sentem mais confiantes para interagir com a loja. Isso também faz com que elas desenvolvam mais segurança em relação à marca.

Embalagem atraente

Por fim, por mais que todo o ambiente esteja adequado e atraente e que a experiência do cliente esteja sendo maravilhosa, ainda há um ponto fundamental em como divulgar um produto: a embalagem.

De nada adianta investir em tudo menos na apresentação do item a ser vendido. A ideia do ponto de venda é atrair e encantar o cliente até que ele chegue ao principal: o produto. E a apresentação dele depende quase que exclusivamente da sua embalagem.

O design das embalagens deve ser bonito e bem elaborado, além de, principalmente, transmitir os valores do produto. Para isso, será preciso criar toda uma identidade visual, que será então reproduzida nas embalagens, nas peças gráficas e em diversos outros formatos de divulgação do negócio.

Mas, para falar especificamente da embalagem, lembre-se: o design se torna essencial por atrair, manter a atenção e informar exatamente o que o consumidor quer saber.

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