Como ajudar seu vendedor a vender mais?

Como ajudar seu vendedor a vender mais?

Os vendedores carregam a enorme responsabilidade de vender o máximo possível e manter a empresa com lucro. É claro que eles não são os únicos encarregados disso, mas todas as áreas conversam entre si e devem se ajudar, isso inclui você que está pensando em como ajudar seu vendedor a vender mais.

Se você está lendo este artigo, é porque já sabe o quão importante o vendedor é para os negócios. Ele é uma engrenagem fundamental que pode precisar ser lubrificada de vez em quando. Confira algumas estratégias ótimas para ajudá-lo a impulsionar as vendas!

Ofereça treinamento

Ninguém nasce sabendo tudo, e ninguém chega a um novo emprego assim também. Mesmo que você contrate profissionais experientes, toda empresa possui suas próprias peculiaridades e todo produto ou serviço deve ser vendido de um modo específico e para um público específico.

O treinamento faz com que o vendedor se familiarize com os pormenores do trabalho, e principalmente com o último aspecto. Ele aprenderá a identificar e lidar com diferentes perfis de clientes, que costumam ser únicos para cada segmento. O treinamento serve principalmente para desenvolver um bom atendimento, e é uma ótima maneira de ajudar seu vendedor a vender mais.

Mantenha seu vendedor motivado

Um funcionário feliz e motivado é um funcionário produtivo. Isso vale para todos, inclusive para os vendedores. Você não pode se dar ao luxo de deixá-los insatisfeitos, visto que eles são a primeira imagem que o público tem da empresa, e uma cara mal-humorada tende a afastar as pessoas. Por outro lado, se eles estiverem contentes, o público certamente se sentirá atraído.

Alguns meios de motivar a equipe de vendas é dando feedbacks positivos (não apenas criticando), reconhecendo as características pessoais de cada um, trabalhando metas alcançáveis e agradáveis e disponibilizando os recursos que eles precisam para realizarem boas vendas.

Disponibilize materiais de apoio à venda

O último ponto citado no tópico anterior é de extrema importância. Materiais de apoio são ótimos para ajudar seu vendedor a vender mais, por uma série de razões. Além de motivá-los, ao mostrar que o trabalho deles está recebendo investimento, estes materiais realmente os ajudam na prática.

Mas quais materiais são esses? As peças gráficas, é claro! Estamos falando de folders, flyers, cartões de visitas, catálogos e mais. Cada um destes materiais traz benefícios para a atuação do vendedor e para a captação de clientes. É claro que devem ser feitos com muita atenção, mantendo um alto nível de qualidade, já que eles serão associados à imagem da empresa.

Os folders, por exemplo, são mais elaborados e sofisticados que grande parte do material gráfico, e podem ser usados para mostrar profissionalismo e credibilidade na hora da venda. O cartão de visita é bom pelo mesmo motivo, com a vantagem de ser mais prático para contatos posteriores. Os catálogos, por outro lado, não só passam essas mesmas impressões para o cliente como também servem para ajudar seu vendedor a vender mais, já que ele poderá  consultar informações técnicas ou diferenciais do produto sem ter que memorizar, evitando esquecer alguma informação importante. Ele pode ainda analisar a possibilidade de vendas casadas mais facilmente.

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