6 ideias de embalagens inovadoras

6 ideias de embalagens inovadoras

São poucos os produtos que são comercializados sem embalagens. Quem vende para o público final, encontra nas embalagens personalizadas uma proteção, apresentação e também um canal de comunicação com os públicos. Um ponto é que muitas empresas seguem um padrão do que está mais acessível e também já conhecido no mercado. Nesse cenário, é interessante procurar as embalagens inovadoras.

Para inovar, é necessário ter uma boa ideia (executável), conhecer seu mercado, investir nos materiais e apostar no design de embalagens para chegar a um projeto completo, alinhado à identidade visual da marca e do produto.

Neste artigo, conheça 6 ideias de embalagens inovadoras que você pode considerar no seu projeto.

Embalagem reutilizável

A ideia de reutilizar um produto e/ou sua embalagem não é exatamente nova. Já conhecemos diversas ideias que reaproveitam embalagens em decoração e outras utilidades para casa, mas isso muitas vezes parte uma iniciativa do público, ou seja, algo não pensado pela empresa. Para entregar uma embalagem reutilizável, é importante contar com materiais duráveis e resistentes, e então pensar em formatos ou elementos que podem ajudar no dia a dia do seu público.

Um exemplo seria uma caixa de papelão de ração para gatos que pode ser desmontada e adaptada como um brinquedo ou arranhador para o pet.

Interatividade

Uma ideia para trazer inovação nas embalagens personalizadas é considerar a participação do público. Uma embalagem interativa pode ser feita, por exemplo, com janelas (visores ou espaços abertos) para que uma pessoa verifique a textura ou o funcionamento de um produto. Algumas caixas de brinquedos têm essa janela, o que dá a possibilidade de acionar os comandos dos brinquedos por um botão exposto através dela.

Informações agregadas com conteúdo no design também ajudam na interatividade, como sugestões de dobras e apresentação do produto, além dos pequenos jogos para crianças.

Ressignificando

Aqui, a inovação está mais na ideia do que na escolha de materiais ou formatos. É possível trazer uma novidade nas embalagens com um novo significado ao que já é conhecido do público, mudando sua função, seus elementos, tamanho e outras características. Temos um exemplo real em que uma empresa do ramo de vestuário solicitou um design de embalagens dentro do formato de “quentinhas”, utilizado já pelos restaurantes e entregadores.

É claro que, para trazer um novo significado aos formatos de embalagens mais tradicionais, é necessário planejar e pesquisar, conhecer o público e contar com uma boa dose de criatividade.

Proteção térmica

Uma ideia muito boa para alimentos e bebidas. É possível inovar nas embalagens com proteção térmica ao procurar por materiais mais novos e atrativos, como as opções de isopor reciclável. Materiais como o vidro e o metal, dependendo de outras condições, também têm uma boa capacidade de de proteção térmica e luminosa.

Embalagem eco friendly

A sustentabilidade é um dos alvos da inovação. As embalagens eco friendly são as amigáveis ao ambiente, considerando a reciclagem, redução e reutilização de recursos e materiais. Esse objetivo é especialmente interessante porque o público consumidor está atento a esses fatores e pode dar preferência aos produtos que respeitam essas práticas.

Outra opção neste objetivo é focada em um material inovador: o papel semente. Ele é uma evolução do reciclado, trazendo também pequenas sementes em meio a suas fibras. Depois de utilizada, ao invés do descarte comum, a folha de papel pode ser deixada em um vaso para ser decomposta e também brotar.

Tamanho reduzido

Está ligado a ideia de reduzir citada no tópico anterior. As embalagens inovadoras devem considerar esse elemento também como uma forma de facilitar processos de logística e apresentação. Reduzir o tamanho também passa pela redução de materiais descartáveis. Esse objetivo é alcançado com um bom trabalho de design de embalagens, partindo de uma pesquisa aprofundada sobre o produto.

Para utilizar essas ideias de embalagens inovadoras, aproveite para conhecer o conceito de design thinking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *