5 materiais de apoio para vendedores

5 materiais de apoio para vendedores

Sustentar a maior parte do lucro de uma empresa não é um trabalho fácil, e os vendedores que estão na linha de frente desta batalha sabem bem disso. Eles devem ser bem treinados e capazes de alcançar os resultados esperados, e parte desta profissionalização é responsabilidade da empresa. Entende-se, neste caso, inclusive a disponibilização de materiais de apoio para vendedores.

Além de ser uma força extra para a equipe, os materiais criam uma linguagem única que será compartilhada entre os profissionais. Esse fator é imprescindível para demonstrar consistência e credibilidade ao cliente. Confira cinco dos principais materiais de apoio para vendedores!

– Cartões de visita

Quando um cliente precisa guardar o contato da empresa e/ou do vendedor, a última coisa a ser feita é anotar o telefone em um papel improvisado! O cartão de visitas confere profissionalismo, aumenta o engajamento do público e colabora para o fortalecimento da imagem da loja. Além disso, quando o vendedor entrega um cartão de visitas, ele demonstra interesse na continuidade daquele contato, e disponibilidade para cada cliente. Mas não vale fazer qualquer coisa: o cartão precisa ser bem elaborado.

– Catálogo de Produtos/Serviços

Por melhor que seja a memória dos seus vendedores, eles dificilmente conseguiriam falar rapidamente sobre todas as características de todos os produtos e/ou serviços que a empresa oferece. O catálogo é um dos melhores materiais de apoio para vendedores por ser, ao mesmo tempo, um tipo de “cola” e de guia. Mesmo quando não se trata de esquecer alguma coisa, muitas vezes uma olhadinha no catálogo fará com que o profissional consiga indicar um produto relacionado a um cliente.

– Folders

Mesmo que o marketing digital esteja muito avançado, algumas peças impressas ainda têm grande importância para qualquer segmento, e o folder é uma delas. A divulgação de um produto ou serviço, ou mesmo da empresa em si, precisa de alguma base tradicional, e os folders são a opção mais criativa de todas. Coloque neles todo o conceito, a originalidade e a identidade da marca, e seus vendedores poderão fornecer ao público a melhor visão possível do que eles pretendem adquirir.

– Broadside

O broadside é um tipo de folheto promocional, com todas as informações mais importantes do produto ou serviço resumidas. É como um folder mais enxuto, e com um propósito maior para a equipe de vendas. Então, ao invés de ser entregue ao cliente (apesar de isso ser possível, sem problemas), o broadside pode ser mais usado pelos próprios vendedores para embasar seus argumentos e provar que sabem do que estão falando. O apoio da credibilidade é um dos mais importantes.

– Flyers

Os flyers são mais elaborados que panfletos, mas menos elaborados que folders. Eles são de pequeno porte, ideais para serem distribuídos em grande quantidade, mas ainda assim esteticamente bem aprimorados e em papéis com alta gramatura. Eles chamam a atenção do público imediatamente, com elementos visuais e textuais, e servem como isca para que o vendedor possa seguir com a captação. Lembre-se: a equipe de vendas só pode fazer algo quando o cliente estiver ao seu alcance.

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