4 elementos que não podem faltar em uma boa embalagem

4 elementos que não podem faltar em uma boa embalagem

A embalagem de um produto é essencial para sua comunicação com o consumidor. Ela representa a primeira impressão passada para o cliente, e por isso deve convencê-lo de que ele estará fazendo uma boa escolha ao adquirir esse produto. A embalagem vai atrair o público, seduzi-lo e transmitir confiança e credibilidade. Afinal, ninguém consome um produto se já não o respeita a partir de sua embalagem. E para que uma embalagem seja construída de forma a atender todos esses requisitos, ela deve seguir algumas regras. Conheça os elementos que não podem faltar em uma boa embalagem e faça as melhores!

Informações claras sobre o produto

Em primeiro lugar, há uma série de informações que devem ser passadas ao consumidor de qualquer maneira, seguindo as orientações de diversos órgãos reguladores. Nos alimentos industrializados, por exemplo, é preciso indicar as informações nutricionais. Além disso, cada produto específico pode precisar fornecer determinados avisos ou recomendações, como modo de uso ou indicações de preservação do material. De toda forma, todas essas informações devem estar claras e diretas na embalagem, sem que causem qualquer dúvida ao consumidor.

A boa notícia é que não é preciso fazer isso de maneira padrão – você pode personalizar o modo como informa o seu público desde que siga as regras de legibilidade impostas na legislação específica .

Um design bem elaborado

Não é difícil encontrar exemplos ruins de design, e eles costumam influenciar diretamente na percepção do público sobre o produto. O design é um dos principais elementos que não podem faltar em uma boa embalagem porque passa a primeira impressão para o cliente.

O conjunto de imagens, texto, cores e a disposição de tudo fazem a diferença no visual. É importante que não haja poluição, com os componentes todos bagunçados, mas que seja transmitida a mensagem certa sobre a marca. Combinando o design da embalagem com os valores da empresa, a impressão do público será positiva e acertada sobre ela.

Usabilidade

As funções comunicativas e de marketing da embalagem são importantes, mas as funções básicas não podem ser esquecidas. Uma boa embalagem deve proteger e conservar seu conteúdo, de acordo com as especificidades de cada um deles. O material escolhido deve ser ideal para isso, assim como a logística da própria embalagem.

Pense em como essa embalagem será guardada na loja, onde será armazenada quando chegar até o consumidor e como será aberta para que o produto seja usado. Todos esses pontos deverão funcionar na prática e servir ao propósito de proteger o produto e facilitar os processos enfrentados pelo público.

Durabilidade

Ainda no sentido prático, a embalagem apresenta a necessidade de ter mais uma característica: durabilidade. Para conseguir suportar tudo que foi mencionado no item anterior, ela precisa ser resistente. Isso tem a ver, também, com a escolha do material, e da confecção inteligente do mesmo.

Durabilidade é um dos elementos que não podem faltar em uma boa embalagem porque é isso que fará com que o produto siga ileso depois de todo transporte, armazenamento e manuseio pelo qual ele irá passar até ser consumido realmente. Uma embalagem durável é o que dará ao cliente o produto que ele espera.

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