4 benefícios da comunicação interna

4 benefícios da comunicação interna

Muitos formatos de empresa e modelos de gestão podem colher os benefícios da comunicação interna. Como ferramenta aliada à gestão de pessoas, a comunicação feita entre e para os colaboradores é essencial para valorizar mais o fator humano em uma companhia, considerando as mídias e canais disponíveis.

A comunicação interna utiliza a linguagem jornalística para alcançar setores e grupos variados de funcionários através de opções como a intranet, os aplicativos e redes corporativos, o jornal mural, rádio e televisão, revistas corporativas, comunicados e outros.

Um ponto de consideração é que a comunicação interna tem um bom custo-benefício, com foco nos resultados a médio e longo prazo. Ainda existe a possibilidade de combinar diversos formatos de texto, imagem, ilustração, gráficos e vídeo nessa estratégia.

Conheça agora quais são os principais benefícios da comunicação interna em uma empresa.

Trabalha a motivação

É essencial trabalhar a motivação das equipes considerando a produtividade, o engajamento e as entregas de setores da empresa. Funcionários motivados “vestem a camisa” da empresa, o que também pode ser trabalhado com campanhas e ações de endomarketing.

A motivação é importante para melhorar o clima organizacional, o que deixa o ambiente de trabalho muito mais colaborativo e confortável. Motivados, os colaboradores podem produzir mais, e a empresa vende mais. Também há uma diminuição no número de faltas e na rotatividade de contratações.

Os próprios colaboradores podem produzir materiais para a comunicação interna, considerando quadros participativos com comentários, fotos, campanhas de engajamento, etc.

Alinha setores

Uma empresa grande, com muitos setores e, às vezes, endereços em diferentes localizações, pode ter problemas por falta de comunicação e falhas nos processos. Esses problemas podem ser pequenos e facilmente reparáveis, como também podem causar desequilíbrio e até trazer prejuízo financeiro.

A comunicação interna, principalmente através de comunicados e avisos via e-mail, pode alinhar informações indispensáveis para a boa operação da empresa. É através dos canais internos, inclusive, que uma empresa pode atingir rapidamente todos os seus setores e funcionários. Mudanças na direção ou gerência, datas especiais, normas e políticas internas, avisos importantes e outros conteúdos viajam mais rápido e deixam todas as partes do processo cientes e prontas para responder.

Define objetivos

Objetivos e metas da companhia são itens que devem estar devidamente esclarecidos e divulgados entre os colaboradores. A comunicação interna faz isso justamente ao alcançar as equipes e também dar espaço para que cada uma se manifeste. Objetivos da empresa, a exemplo da visão organizacional, precisam ser divulgados e mantidos como um alvo para que todos setores contribuam com sua parte.

Fortalece a cultura

A cultura organizacional é uma grande beneficiada pelas estratégias de comunicação entre empresa e funcionários. Como já foi citado nos pontos anteriores, a comunicação interna serve como um canal de contato próximo aos colaboradores, capaz de distribuir informações essenciais com relevância e de forma oficial – importante para evitar rumores e desentendimentos.

Considerando que a cultura de uma empresa é composta pelos conceitos de missão, visão, valores, posicionamento, propósito e políticas, a comunicação interna é uma ferramenta intrínseca a ela. Só assim é possível alinhar todos os times com as mesmas definições.

Ambas devem andar lado a lado, explorando diferentes formatos e canais para alcançar o público interno. Conheça ainda quais são os materiais possíveis para promover a cultura organizacional.

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